A DSOP Educação Financeira promoveu, nos dias 8, 9, 10 e 16 de agosto, palestras sobre educação financeira nas fábricas da Holcim de Pedro Leopoldo e Nova Lima, ambas em Minas Gerais.

O educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos, ministrou os encontros, que tiveram como tema “Valorize seu dinheiro e invista na realização dos seus sonhos”.

De acordo com Neide Cardoso, supervisora de Recursos Humanos (RH) da Central Nova Lima e membro do Grupo de Trabalho que criou o programa Gente de Valor, a implantação da educação financeira na Holcim é fundamental para os colaboradores da empresa. “Realizamos uma pesquisa entre novembro e dezembro do ano passado e ela apontou que um dos principais problemas dos funcionários é justamente a vida financeira. Este é um dos fatores que mais os afetam”, explicou a supervisora. “Percebemos que os funcionários têm dificuldades com o pagamento de aluguel, financiamento da casa própria e 75% dos nossos entrevistados apontaram que têm dívidas e alguns até mais de uma. E isso é um problema que afeta tanto a vida profissional quanto pessoal”.

16-08-holcimpalestra3
Reinaldo Domingos falou para os funcionários da Holcim sobre a valorização do dinheiro e a importância dos sonhos

Para começar a resolver este problema, a Holcim e a DSOP iniciaram uma série de palestras para os colaboradores da empresa, com o objetivo de educá-los financeiramente e apresentar-lhes a Metodologia DSOP. “Foram oito palestras realizadas aqui e ministradas pelo próprio Reinaldo Domingos. Ainda é cedo para dizer com propriedade, mas pudemos ver que a repercussão foi bastante positiva. Os funcionários comentaram, informalmente, que eles estão praticando o que aprenderam ou que vão colocar em prática”, afirmou Neide, que também comemorou a alta procura pelo curso. “75,5% da nossa expectativa de presença foi atingida, ou seja, 277 pessoas participaram das palestras”.

16-08-holcimpalestra2
Funcionários aprovaram a palestra sobre e já demonstram interesse nos cursos que serão realizados

Para o futuro, a Holcim planeja novos cursos e projetos para seus colaboradores, afim de educá-los ainda mais. “Abrimos inscrições para cursos que explicam os quatro pilares da Metodologia DSOP, mas com um diferencial: o funcionário deve comparecer com a esposa ou algum parente. Não poderá vir sozinho. E, através de questionários, vamos indicar funcionários mais necessitados nessa questão para que passem por uma terapia financeira. Nossa previsão é que o curso comece em 24 de setembro”, disse a supervisora. “E em 2013, vamos distribuir cartilhas elaboradas pela DSOP para os nossos colaboradores”, completou.

Por Pablo Ribera/ DSOP