O Núcleo de Aprendizagem Profissional (Nurap) dará início em agosto ao seu primeiro Programa DSOP de Educação Financeira – Jovem Aprendiz. Com isso, a escola recebeu na sexta-feira (27) uma apresentação e treinamento sobre o programa.

27-07_nuraptreinamento1-notícias_escolas

Por meio de apostilas dadas a cada um dos professores do Nurap, os educadores da DSOP Educação Financeira falaram sobre o plano de estudo e a Metodologia DSOP.

O curso conta com todo o ensinamento para a aplicação da Metodologia DSOP. Apresenta os quatro pilares (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), ensina como guardar e aplicar o dinheiro, como se livrar das dívidas, explica o Apontamento de Despesas e o Orçamento Financeiro DSOP e até mesmo dá dicas de emprego. “Muitos jovens não têm noção do que é um CNPJ, por exemplo. Então, além de dar explicações mais técnicas, o curso também mostra os direitos deles enquanto trabalhadores”, explicou a gerente pedagógica da DSOP Educação Financeira, Ana Rosa Soprani.

Durante sua apresentação, a gerente pedagógica deu dicas aos educadores de como apresentar o programa aos aprendizes e incentivá-los. “Os alunos saem das escolas sem preparo nesse tema. Eles ouvem sobre educação financeira e, em um primeiro momento, pensam que se trata de um curso de matemática. Isso pode afastar o interesse deles, então isso deve ser explicado logo no início”, disse Ana Rosa, que ainda ressaltou a importância dos pais para o aprendizado dos jovens. “Este curso só dará certo se a família estiver presente e participar. O aluno deve levar tudo o que aprende para a família, para a casa. E cabe a vocês, educadores, estimulá-los para que a vida deles seja modificada”.

O Nurap, que tem como objetivo formar e ajudar no primeiro emprego jovens estudantes com famílias com renda de no máximo três salários mínimos mensais, dará início ao Programa DSOP no mês de agosto. O curso será dividido em duas etapa. A primeira busca capacitar os alunos e conta com 16 a 20 aulas, duas por semana e durante dois meses. Já a segunda etapa procura aprimorar e aplicar a Metodologia DSOP e oferece 45 aulas, uma vez por semana (três por mês) e com duração de 15 meses. No final desta etapa, haverá a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso, com o tema “Meu projeto de vida na saúde: Física, Mental, Espiritual e Financeira”.

No final do treinamento, os educadores do Nurap fizeram um exercício com aplicação da educação financeira aprendida no Curso DSOP de Educação Financeira, o qual eles fizeram recentemente. Em seguida, desenvolveram um estudo de caso, com apresentação de cada grupo sobre o que foi discutido.

27-07_nuraptreinamento3-notícias_escolas

Ana Rosa Soprani, gerente pedagógica da DSOP, falou sobre o curso e como aplicar a Metodologia DSOP

27-07_nuraptreinamento2-notícias_escolas

Educadores receberam apostilas para facilitar no treinamento sobre o Programa DSOP de Educação Financeira

27-07_nuraptreinamento4-notícias_escolas

Ana Soprani com o educador financeiro, Edward Claudio Jr., que auxiliou a gerente durante o treinamento no Nurap

Por Pablo Ribera/ DSOP