Com o intuito de apresentar a importância da educação financeira no ensino, o educador financeiro DSOP, Edward Claudio Jr. , apresentou no último dia 4 uma palestra para pais de alunos do colégio Estrela Sírius, em São Paulo.

Os cerca de 80 pais que estiveram no encontro conheceram a Metodologia DSOP e puderam entender a importância do tema tanto na escola, quanto na vida. “Não aprendemos sobre educação financeira na escola. O pouco que sabemos foi ensinado por nossos pais. E a nova geração ainda não tem essa consciência. Por exemplo, qual jovem junta dinheiro para comprar uma casa ou um veículo?”, exemplificou Jr.

De acordo com o educador, os jovens de hoje passam por problemas financeiros logo no primeiro emprego. “Realizei uma pesquisa no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e, de cem jovens, 90 estavam endividados. E eles começaram a trabalhar há seis meses, no máximo. E eles dizem que se endividam porque ganham pouco”, explicou. “Se eles não conseguem administrar um salário de R$ 600, vão ter problemas também para administrar R$ 1 mil ou mais”.

Edward Cláudio Jr. também destacou a importância da mudança de hábito dos pais com relação aos gastos. Segundo ele, nunca é tarde para começar. “Educar financeiramente um adulto é difícil, mas não é impossível. Muitos já mudaram e vocês também podem”.

Os pais que assistiram a palestra entenderam a importância deste tema para a grade escolar. Erílson de Oliveira é um dos que acreditam que a educação financeira é uma disciplina essencial. “Esse assunto me interessa muito. Já pratico, mas acho bom ter mais informações como as de hoje. Acho importante que o meu filho aprenda também na escola”.

A comerciante Marlene El Helou, com duas filhas que estudam no colégio, concorda com Oliveira. “Isso é muito importante para os alunos. Com certeza vou incentivar as minhas filhas a aprenderem. Esta palestra falou de coisas que eu já sabia, mas não tinha ideia de como aplicá-las”, afirmou.

Já Ana Alves, mãe de dois alunos, pensa em fazer também um curso de educação financeira. “Pretendo assistir ao curso e aplicar essa metodologia em minha vida. Acho este assunto muito interessante e, inclusive, vou sugerir à escola que esta disciplina seja passada também aos alunos mais novos”, opinou a empresária.

Segundo a gerente pedagógica da DSOP e coordenadora pedagógica do Ensino Médio da Estrela Sírius, Ana Rosa Soprani, a palestra foi um sucesso. “Tivemos uma grande quantidade de pais que vieram nos agradecer. Pudemos mostrar a importância desse tema e da mudança de hábito para eles. O retorno foi muito bom e, além de pedirem o curso para as crianças, já querem também para os pais”, comemorou.

 

04-08_estrelasiriuspalestra1-notícias_escolas

04-08_estrelasiriuspalestra2-notícias escolas

04-08_estrelasiriuspalestra3-notícias_escolas

04-08_estrelasiriuspalestra4-notícias_escolas

Por Pablo Ribera/ DSOP