Hoje, o autor Reinaldo Domingos esteve na Bienal Internacional do Livro de São Paulo para lançar O Menino do Dinheiro – Ação Entre Amigos, terceiro livro da série O Menino do Dinheiro.

A obra tem o obejtivo de ensinar a educação financeira aplicada aos futuros empreendedores e busca desenvolver nas crianças um conhecimento que é fundamental no empreendedorismo. Hoje o velho chavão “O Brasil é um país de empreendedores” é real, sendo gerados mais de 1,2 milhões de novos negócios formais anualmente. “Em contrapartida, a mortalidade destas empresas nos primeiros anos de vida é crítico. E um dos principais fatores para que isso ocorra é a falta de habilidades em Educação Financeira, por parte dos empreendedores”, alerta Reinaldo Domingos.

É importante inserir estes conceitos desde cedo para as crianças, pois, ser um empreendedor não significa necessariamente abrir uma empresa, mas ter a capacidade de criar soluções, lidar com problemas e enxergar oportunidades. No Brasil, a cultura empreendedora ainda não é cultivada pelas escolas desde a infância, mas ações em casa e com a família podem despertar essas habilidades nas crianças”, explica o autor.

Assim, no terceiro volume da série, O Menino do Dinheiro e seus amigos enfrentam um novo desafio: tornarem-se verdadeiros empreendedores, a partir do que aprendem nas aulas do Professor Reimoney. A grande novidade da série é a apresentação de uma nova personagem neste universo: Vitória, que, acompanhando os passos do Menino do Dinheiro, se torna a Menina do Dinheiro, e também coloca em pauta o tema empreendedorismo.

O tema, bastante atual em nossa sociedade, é tratado com simplicidade e delicadeza, numa linguagem adaptada ao entendimento infantil.
O conceito de empreendedorismo é ensinado em 7 passos que são:
• Gostar do que faz!
• Planejar e organizar!
• Saber se relacionar com as pessoas
• Identificar oportunidade!
• Ter força de vontade!
• Cumprir com a palavra!
• Buscar o lucro
Nestes estão englobados noções de receita, despesa, lucro, prejuízo, empregabilidade, identificação de oportunidades, entre outros.
Junto com os amigos Gastão e Vitória, o Menino do Dinheiro mantém sua missão de disseminar a Metodologia DSOP na vida de todos que encontra, desta vez, aplicando os conceitos de educação financeira ao universo empreendedor.
Enquanto colocam em prática as ideias de empreendedorismo, os personagens se envolvem também num empreendimento solidário para ajudar o amigo Gastão, reforçando para as crianças a importância da amizade e da solidariedade entre as pessoas.

DSCN9123-notícias_escolas

DSCN9149-notícias_escolas

DSCN9177-notícias_escolas