Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Van Gogh, localizado na Zona Norte de São Paulo, organizaram no sábado, 1º de setembro, uma exposição e peça de teatro sobre Educação Financeira durante a Feira Cultural da escola.

01-09-vangoghfeiracultural2

No espaço da turma, chamado “Do sonho à realização… só depende de você!”,  foram apresentados os quatro pilares da Metodologia DSOP, cada um com um cenário adequado ao tema. “Nós decidimos focar na questão do desperdício, em pensar duas vezes antes de consumir. Então os alunos fizeram uma geladeira com a porta aberta, uma torneira desperdiçando água, entre outras coisas”, disse a professora do 3º ano C, Daliane Reys, explicando o espaço do pilar “Poupar”.

Além da exposição, os alunos apresentaram uma peça teatral baseada na fábula “A Cigarrra e a Formiga”, de Jean de La Fontaine, e nos ensinamentos que têm com a disciplina de Educação Financeira. “Eles gostaram muito desta aula. Demonstraram bastante interesse, fizeram rodas de conversa e falaram muito sobre o tema”, explicou Daliane.

01-09-vangoghfeiracultural1
Espaço relacionado ao pilar “Sonhar”, um dos cenários da exposição

Os pais e mães dos estudantes do 3º ano aprovam a iniciativa da escola em oferecer a disciplina. A analista de qualidade, Maíra Pereira Rodrigues, fala com orgulho de seu filho Vinícius, de 9 anos: “Foi a melhor coisa que aconteceu. Ele vem aprendendo bastante. Ele tem atitudes que surpreendem. Uma vez ele me perguntou se eu sonho com um carro e eu disse que sim. Então ele me disse: ‘Tem que sonhar porque você vai conseguir'”, disse Maíra. “Agora ele está juntando dinheiro para comprar alguma coisa, mas ainda não definiu o que”.

A dentista Nathaly Ivankovich, mãe de Júlia, de 9 anos, também crê que a matéria agregou bastante no aprendizado da filha: “Acho que é importante porque a criança aprende a poupar desde pequena. É algo que eu mesma não tive na escola. E ela aprende que é possível realizar sonhos”, destacou. A mãe de Gustavo, 9 anos, a professora Alessandra Sabino diz que o garoto leva os ensinamentos para casa: “Ele é muito entusiasmado. Quer poupar para realizar sonhos e quer que eu e meu marido façamos o mesmo”.

01-09-vangoghfeiracultural3Uma dos grupos que fez a apresentação teatral “A Cigarra e a Formiga”

Já a também professora Patrícia Avelal, mãe de Anita, aponta a aplicação da menina de 8 anos: “Eu sempre a levo à livraria, já que ela adora ler. Mas na última vez que fomos, ela não quis comprar nada. Disse que ainda tem muitos livros para ler e não quer gastar dinheiro ainda. Além disso, fala bastante sobre o consumo de luz, de água e sobre outros gastos que temos”, exaltou Patrícia.

01-09-vangoghfeiracultural4Família da aluna Anita, uma das estudante do 3º ano do Colégio Van Gogh

“Os pais realmente estão muito felizes com a disciplina. Eles apoiam bastante e os filhos acabam levando o que aprendem para casa, o que é bastante positivo”, comentou Daliane.

O Colégio Van Gogh oferece a disciplina de Educação Financeira para os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Por Pablo Ribera/ DSOP