28-09-palestracolegiocalifornia3

As escolas de todo o País percebem cada vez mais a necessidade da Educação Financeira para seus alunos. O Colégio Califórnia, localizado na Zona Leste de São Paulo, é mais um que optou pela implantação desta disciplina em sua grade curricular.

Para explicar a importância de se educar financeiramente, o educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos, ministrou, na última sexta-feira, 29, uma palestra para pais, alunos e professores do Colégio, na qual apresentou a Metodologia DSOP.

“As pessoas têm a impressão de que Educação Financeira é uma disciplina de exatas, mas elas estão enganadas. Professores de quaisquer disciplinas podem dar essa aula, já que trata-se de um assunto comportamental”, explicou Domingos.

De acordo com ele, este tema precisa ser discutido com clareza e de forma mais aprofundada. “A população ouve dicas todos os dias, mas não adianta colocar informações dessa maneira. É necessária a receita do bolo, que é a Metodologia DSOP”, destacou.

28-09-palestracolegiocalifornia2Reinaldo Domingos apresentou aos presentes a Metodologia DSOP e a importância da Educação Financeira

O diretor geral e fundador do Colégio Califórnia, João José de Sá, aponta a Educação Financeira como um aprendizado fundamental: “A falta deste conhecimento é um problema que atinge toda a população brasileira. Trata-se de uma questão muito importante, por isso iremos adotar esta disciplina em 2013”, informou o diretor. “A escola toda terá esta matéria, desde os Ensino Infantil”.

Entre os pais, a palestra foi bastante aproveitada. O casal Adriano e Alessandra Basta, pais de um aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, aprovaram a apresentação: “Gostei mais da questão dos sonhos. Esta Metodologia ajuda a organizar melhor nossos objetivos”, disse o médico veterinário. “Foi muito interessante. Nós já temos um plano familiar bem parecido, mas a palestra acrescentou bastante”, comentou a fonoaudióloga e pedagoga.

Já o comerciante Ivair Souza da Silva assistiu a palestra mesmo sem ter filhos que estudam no colégio. “Soube que a escola falaria sobre este tema, achei interessante e resolvi assistir com o meu filho, de 12 anos. Foi muito benéfico para nós dois, acho importante aumentar o conhecimento dele sobre esta questão”, afirmou.

O professor de geografia do Colégio Califórnia, Bruno Gomes Pinto, opina que a Educação Financeira é necessária para os alunos: “A palestra trouxe uma abordagem poucas vezes vista e atingiu um público-alvo que precisa bastante desse conhecimento, ainda mais nos dias atuais”, destacou. “Eles ainda não têm noção do reflexo que o dinheiro gera e isso é fundamental”.

28-09-palestracolegiocalifornia1
Público presente recebeu Apontamentos de Despesas para começarem a aplicar a Metodologia DSOP

Os alunos também aprovaram o conteúdo da palestra. Rubens Rojo, estudante do 2º ano do Ensino Médio, é um exemplo: “Achei a apresentação muito boa, traz dicas viáveis e não são difíceis de realizar”, comentou. O colega dele, Daniel Felistoque, concorda: “Acho este tema bastante interessante. Eu já conhecia a Metodologia e já aplico. Acredito que as pessoas deveriam fazer o mesmo”.

Domingos acredita que o resultado da palestra foi bastante positivo: “Conseguimos unir alunos do Ensino Médio, pais e professores, três públicos dos mais importantes para o Projeto DSOP. Creio que alcançamos o nosso objetivo, que é fazer com que as pessoas saiam com a vontade de melhorar, também, a sua saúde financeira”, finalizou.

Por Pablo Ribera/ DSOP