01-11-elvirabrandao1

Com o objetivo de preparar os alunos para o futuro na questão financeira, o Colégio Elvira Brandão, na Zona Sul de São Paulo, oferece a aula sobre Educação Financeira para alunos do 5º ao 8º anos do Ensino Fundamental.

Segundo a coordenadora Pedagógica Maria Lúcia Bello, a disciplina tem sido um sucesso entre os alunos. “Começamos as aulas de Educação Financeira no semestre passado e os alunos têm demonstrado muito entusiasmo, principalmente os mais novos”, explicou Maria Lúcia, que aponta a importância da família para o aprendizado. “Eles se envolvem muito, levam o aprendizado para casa, falam com os pais e dão sugestões a eles de como agir com o dinheiro”.

01-11-elvirabrandao58º ano é uma das turmas que assiste as aulas de Educação Financeira no Colégio

Os pais têm apoiado a iniciativa da escola em oferecer esta disciplina: “O retorno deles tem sido muito bom, inclusive já ouvimos histórias de crianças que já juntam dinheiro, têm seus sonhos e conseguem, no fim, realizá-los”, afirmou a coordenadora. “E o objetivo nosso, que é fazer com que o aluno aprenda a lidar com o dinheiro, fica facilitado com o apoio dos pais”.

Antes do início das aulas na escola, o educador financeiro DSOP, Edward Claudio Jr., ministrou uma capacitação para professores do Colégio. “Para mim, essa Metodologia agregou bastante à minha vida. Sempre fui muito correta com minhas despesas, mas mesmo assim aprendi bastante com a capacitação. Inclusive, procuro passar isso para a minha filha, que deseja comprar um apartamento”, disse a professora e tutora do 6º ano, Lúcia Helena Alves de Souza. “E eu estou juntando dinheiro para viajar para a Alemanha no ano que vem. E vou pagar tudo bem antes”.

01-11-elvirabrandao3Thomaz Pougy diz que aproveita bastante a disciplina

Entre os estudantes, o curso é só elogios. Um exemplo é Thomaz Assaf Pougy, aluno da 8ª série. “Acho muito bacana. Meu pai participou da palestra (para os pais de alunos) e gostou bastante. Eu estive no evento e comecei a aplicar a Metodologia desde então”, destacou o jovem de 13 anos. “O pessoal da minha sala gosta bastante, o livro tem uma boa didática e a professora explica muito bem”.

01-11-elvirabrandao2Matheus Araújo já tem seus sonhos definidos e poupa para realizá-los

Também aluno do 8º ano, Matheus de Freitas Araújo concorda com Thomaz: “As aulas me ajudam bastante. Já havia aprendido com meu pai a poupar, mas agora junto dinheiro para meus sonhos. Vou para a Disney e Miami nas férias e estou guardando para gastar lá”, afirmou o estudante. A colega dele, Juliana Bittar Barão, também tem o hábito de poupar. “Não costumo gastar muito. Guardo meu dinheiro para comprar quando preciso. Hoje, tenho como sonho viajar para Nova York”, disse a aluna.

01-11-elvirabrandao4Juliana Barão já tinha o hábito de guardar, mas obteve mais conhecimento com as aulas

Os alunos do 5º ano também aprovam a disciplina e já aplicam a Metodologia DSOP. “Eu gosto muito, comecei a juntar a minha semanada de R$ 40 para comprar um iPad”, explicou Bruno Lucca, de 10 anos. Já Leo Rybka, também de 10 anos, não tem ainda sonhos estabelecidos. “Eu ganho uma semanada de R$ 10 e vou juntando para quando quiser comprar algo. Esses dias, comprei uma pizzaria de massinha com a minha irmã”.

Maria Lúcia comemorou o interesse dos alunos e acredita que o objetivo da escola será atingido. “A nossa intenção é fazer com que os alunos deixem de ser consumistas e acredito que estamos conseguindo. Valeu muito a pnea manter esta aula na nossa grade curricular”, completou a coordenadora Pedagógica.

Por Pablo Ribera/ DSOP

Adenias Gonçalves Filho
Educador Financeiro DSOP da DSOP Educação Financeira

Sócio Diretor da BRExperts Consultoria Empresarial Multidisciplinar e da Unidade Franqueada DSOP Rio de Janeiro. Atua como Consultor em Gestão Empresarial, Finanças Pessoais, Coaching, Educador e Palestrante. Formado em Administração de empresas, Pós-Graduado em Finanças pelo IBMEC-RJ, em Administração, Contabilidade e Finanças pela FGV-RJ e em Gestão Estratégica pela Amana Key-SP, com especialização em Finanças Internacionais pelo Industrial Bank of Japan-Japão. Pós Graduando em Terapias Naturais e Holísticas pela Universidade Castelo Branco-RJ. Certificado em Life Coaching pelo Instituto HOLOS-SP. Docência pela Faculdade Campos Sales-SP. Formação em Empreendedorismo para Palestrantes – Extensivo, pela Academia do Palestrante – São Paulo. Colaborador externo do projeto de Saúde Financeira do DAS/PRH/UFRN – Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Ministra Palestras regulares em Órgãos Públicos e Empresas Privadas com tema voltado para a Educação Financeira com foco comportamental tendo implantado pioneiramente o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas do Rio de Janeiro. Atuou como voluntário em Programa de Empreendedorismo da Junior Achievement no Rio de Janeiro. Exerceu docência na ESPM-RJ.
Carreira desenvolvida em grupo econômico de grande porte por 36 anos, ocupando os cargos de Diretor de Auditoria Corporativa e de Projetos Especiais, Diretor de Finanças e Diretor Presidente de Rede de Hotéis, membro do Conselho de Administração e Curador da Fundação Ruben Berta, entre outras posições de destaque.