Os professores que participaram, na tarde do dia 24, dos minicursos do Congresso Pensar 2013, no Centro de Atividades do Sesc, deixaram de lecionar, para aprender. Algumas turmas, mais animadas que as outras, permaneceram em sala, mesmo após o horário de aula terminar.


As aulas começaram às 14h e foram até às 18h. Na abertura, um grupo de animadores do Sesc realizaram atividades laborais com os participantes do Congresso.

Educação Financeira

Os educadores que participaram do minicurso “Educação financeira nas escolas: uma tendência mundial” ministrada por Reinaldo Domingos puderam entender a importância da questão na sociedade. Segundo o palestrante, a educação financeira, nas escolas, afeta a família do aluno também, quando este leva e aplica o conhecimento.

Domingos incentivou os professores a realizaram atividades que o aluno possa repetir e aplicar em casa. O minicurso foi ministrado no Teatro do Sesc.

Língua Portuguesa

Os alunos de “Uma viagem na língua portuguesa com passagem na sua ciência e reforma” do Prof. Esp. Josafá Miranda de Souza permaneceram em sala mais de meia hora após terminar o horário do minicurso que ressaltou a importância do domínio da língua culta para professores a e importância dos alunos tomarem conhecimento e criarem afinidade com ela. Ele abordou ainda questões sobre a nova ortografia.

Games

Os professores Ms. Pierre Brandão e Dra. Erika da Silva Maciel movimentaram a sala 7 com “Educação física e exergames: as novas tecnologias de videogame a serviço da educação e da saúde”. Os participantes do minicurso aprenderam como as novas tecnologias podem ajudar na pratica de exercício físico.

Outros minicursos

Também foram ministrados “Entender como se aprende para saber como se ensina” da Profa. Pós-Dra. Lígia Regina Klein, “Desafios da interculturalidade na educação contemporânea” com o Prof. Esp. Renato Krahô, “Diversificando às aulas na Escola de Tempo Integral através da contação de histórias” com Prof. Claudio de Moraes, “Artesanato sustentável” da Profa. Esp. Solange Alves, “Ambiente educativo na educação infantil” ministrada pela Profa. Esp. Claudete Furini e “Apreendendo a produzir vídeos com movie maker” com a Profa. Esp. Rosileide Ribeiro Rodrigues.

 

Fonte://www.jornaldotocantins.com.br/20130524125.180048#24mai2013/estado-180048/pensar_2013_-_docentes_aprendem_sobre_educacao_financeira_jogos_e_lingua_portuguesa