Com apenas 4 anos, Maria Eduarda já tem uma verdadeira aula de economia com a sua mãe, Verônica Ponce, de 35 anos. Há seis meses, a assistente administrativo vende pela internet os brinquedos que não são mais usados pela filha, mas que estão em bom estado. Com o dinheiro, ela compra os novos.


— Geralmente eu vendo por 50 ou 60% do valor que o brinquedo custou quando foi comprado, que são, mais ou menos, os percentuais usados pelos brechós.

Verônica começou vendendo objetos como banheira e berço e depois passou para os brinquedos. Hoje ela está anunciando a bicicleta aro 12, que já ficou pequena para a Maria Eduarda, por R$ 60. Tudo é vendido só depois de um bate-papo entre mãe e filha.

— Com isso, eu consigo passar um pouco de educação financeira para ela, que também guarda moedas em um cofrinho.

O educador financeiroReinaldo Domingos chama a atenção para um outro valor que essa prática pode transmitir às crianças:

— Ela está ensinando a filha a, primeiro, cuidar de seus pertences. Quanto mais novos eles estiverem, maior valor de venda terão — explica Domingos, lembrando que ao se desfazer dos brinquedos antigos, a criança deixa de acumular coisas que não usa.

Em outubro, o EXTRA vai voltar à casa de Verônica e Maria Eduarda para conferir o que elas conseguiram comprar, à vista, para o Dia das crianças com o dinheiro das vendas dos próximos três meses.

Fonte://extra.globo.com/noticias/economia/dia-das-criancas-mae-vende-brinquedos-usados-na-internet-para-comprar-novos-9022184.html#ixzz2Z7uxsnf0