Com o objetivo de conscientizar as crianças com relação aos costumes saudáveis e sustentáveis, o Colégio Santa Catarina de Sena, localizado em São Paulo (SP), desenvolveu junto a seus alunos um projeto chamado “Educação Financeira e Bons Hábitos Alimentares”.


O projeto, que contou com a participação das turmas do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, foi desenvolvido entre os meses de agosto e setembro. “Buscamos apontar a importância da aquisição de hábitos alimentares saudáveis como um sonho possível e a curto prazo, além de possibilitar o trabalho sobre o orçar, o comprar e o poupar”, explicou a coordenadora do Ensino Fundamental I, Mariangela Ricci.

Durante os trabalhos, os alunos realizaram pesquisas sobre os preços das frutas, fizeram a compra e ainda pouparam dinheiro e guardaram no cofrinho da sala para, assim, ajudar na realização do sonho coletivo da classe. “Os pais apoiaram todas as iniciativas da Escola e as propostas em relação aos trabalhos na Educacão Financeira”, destacou Mariângela.

 

Os professores e alunos que participaram repercutiram o projeto de forma positiva. “De acordo com os professores, os alunos participaram ativamente deste projeto, inclusive pesquisando e orçando os diferentes produtos para uma alimentação saudável. Aprenderam porque vivenciaram, na prática, o que comprar, como comprar, como pagar, conferir o troco e como saborear uma deliciosa salada de frutas”, disse a coordenadora.

 

Os alunos já definiram um sonho tanto individual quanto coletivo, a partir do montante guardado. “Eles têm muitos sonhos materiais: comprar uma casa, ir para a Disney, comprar um jogo novo. Mas o objetivo principal é guardar dinheiro no cofrinho da classe para que eles vão ao cinema e, depois comer em uma lanchonete. Eles aprenderam a orçar, poupar e economizar para realizar os sonhos, além de terem uma alimentação mais saudável”, apontou Mariângela. “Com certeza colheremos muitos frutos com este trabalho: serão adultos financeiramente mais equilibrados e portanto mais saudáveis”, finalizou.

 

O Colégio Santa Catarina de Sena é adotante do Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas desde o começo deste ano e oferece a disciplina para todas as turmas do Ensino Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Por Pablo Ribera/ DSOP