O Colégio Santa Catarina de Sena, localizado em São Paulo e adotante do Programa DSOP de Educação Financeira, aproveitou a proximidade do final do ano letivo para proporcionar aos alunos a realização dos sonhos coletivos.


Cada turma, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tem seu próprio sonho coletivo e, para realizá-lo, os estudantes pouparam dinheiro e guardaram o montante em um cofrinho. “Cada turma idealizou um sonho diferente e eles mesmos se esforçaram para realizá-lo. Uma turma fez bazar, outra fez rifas, outra vendeu produtos produzidos pelos próprios alunos. Tudo com o objetivo de arrecadar dinheiro para os sonhos”, contou a coordenadora do Ensino Fundamental I, Mariângela Ricci.

 

Durante esta semana, os sonhos começaram a ser realizados: no dia 25, os alunos dos 3º, 4º e 5º anos foram ao Shopping Pátio Paulista, onde comeram um lanche e foram ao cinema. No dia 26, a turma do 2º ano comprou lanches no Mc Donald’s, famosa rede de fast-food, para comerem juntos. Este mesmo sonho foi realizado pela turma do 1º ano. “Alguns alunos juntaram dinheiro individualmente para realizar seus sonhos e, mesmo tendo sobrado, eles não gastaram. Preferiram guardar para o sonho seguinte”, destacou Mariângela.

 

Adotante da disciplina desde o começo de 2013, o Colégio Santa Catarina de Sena oferece as aulas de Educação Financeira para as turmas do Ensino Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I. “Este ano, por ser a nossa primeira experiência e por termos o primeiro contato com o material didático da DSOP, nos serviu como preparação para passar os ensinamentos e, aos poucos, fomos descobrindo diferentes formas de atuação. Procuramos seguir a proposta do Programa e as orientações da DSOP, mas também complementamos com novas atividades trazidas pelas professoras”, explicou a coordenadora. “Então, as professoras trouxeram exemplos do dia a dia, folhetos de supermercado com os preços dos produtos, dentre outras coisas que serviram para o entendimento dos alunos”.

Segundo Mariângela, o aproveitamento da disciplina pelos alunos é notório. “Já pudemos ver a mudança de comportamento deles. Percebemos um envolvimento grande das crianças, com raríssimas exceções. Isso chegou até a nos surpreender”, exaltou a coordenadora.

 

A aluna do 5º ano, Carolina Pina Santos, é um dos exemplos: a estudante já realizou um sonho e poupa para conquistar outro: “Eu poupei para comprar um iPad. Usei o dinheiro que recebo da minha tia, que me paga por ajudar a cuidar da minha prima, e o que minha mãe me dá às vezes. Agora estou juntando para viajar para a Disney”, apontou a estudante de 10 anos. “Acho as aulas muito legais, me fizeram aprender bastante sobre sonhos e que para realizá-los, preciso poupar”.

O colega de Carolina, Louis Philippe de la Touloubre, também gosta da disciplina: “Acho muito legal, ajuda a preparar para o futuro e a saber com o que e quando gastar. Estou poupando para o meu sonho: um iPhone. Acho que consigo comprar em um ano”, disse o aluno, que guarda o dinheiro que recebe da mãe por ajudá-la no trabalho.

 

De acordo com Mariângela, o colégio continuará com o projeto em 2014. “Vamos seguir com o trabalho no ano que vem e vamos permanecer com o material. Estamos estudando ampliar para os alunos mais velhos, mas ainda manteremos para as mesmas turmas deste ano”, finalizou a coordenadora.

Por Pablo Ribera/ DSOP