O Colégio Stocco, localizado em Santo André (SP), realizou nesta sexta-feira, 29 de novembro, o Momento Cívico Especial, evento que marca o encerramento do ano letivo da escola.


 

Na ocasião, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I receberam o certificado de conclusão de curso de Educação Financeira.Durante o evento, também houve uma apresentação dos alunos, que cantaram a música “A história cantada do Porquinho de Chapéu”, que apresenta a história de um porquinho e como era a relação dele com o dinheiro.

 

Segundo a orientadora pedagógica, Lucienne Baroni, o Colégio decidiu que, em 2013, apenas o 5º ano assistiria às aulas da disciplina. “Oferecemos a Educação Financeira há quatro anos e, neste ano, resolvemos proporcionar um marco educacional para o 5º ano. E deu certo: as turmas estão por dentro da matéria e já apresentam mudanças no comportamento”, destacou. “O mais importante é que eles começaram a pensar no futuro. Acredito que 99% sabe o que quer no futuro, tanto no aspecto material quanto profissional, pois eles encerram o curso mais maduros daqui para a frente”.
Os pais dos alunos também aprovam a disciplina e, de acordo com Lucienne, também notaram os novos hábitos dos filhos. “Eles gostam bastante e acham que as aulas valem a pena. Alguns disseram que as criança até mesmo chamam a atenção para os gastos em casa e evitam fazer compras desnecessárias”, disse a orientadora, que também aponta a mudança pessoal com relação ao dinheiro. “Foi muito bom aprender esta disciplina, tanto para a minha vida quando para a profissão, já que ajudo famílias. Eu mesma gastava muito e, hoje, tenho caderneta de poupança e guardo dinheiro para realizar o meu sonho: viajar para a Disney em 2014 com a minha família”.

 

Os alunos do 5º ano afirmam que gostam da disciplina e, inclusive, mostram que o aprendizado já gera frutos. “Eu acho muito legal, fez com que eu aprenda a diagnosticar e a lidar com o dinheiro. Agora eu penso se preciso e se posso antes comprar”, contou Giovanna Santos Costa, de 10 anos. “Estou juntando para realizar os meus três sonhos: o de curto prazo é um iPad 2 e acredito que vou conseguir comprar já no Natal; o de médio prazo é viajar aos Estados Unidos para visitar o meu primo; e o de longo prazo é comprar uma bicicleta nova”.

 

O colega dela, Victor Vilano Padeiro, de 11 anos, já conquistou um sonho e agora vai atrás de outro. “Meu sonho de curto prazo era um video game Xbox e consegui comprá-lo na semana passada. Já o meu sonho de longo prazo é uma bicicleta também”, disse o estudante. “Eu acho as aulas bem legais, aprendi a pensar se preciso ou não antes de comprar. Gosto mais do pilar Sonhar”.

 

O Colégio Stocco prosseguirá com a disciplina de Educação Financeira, com aulas para as turmas do 5º ano.

Por Pablo Ribera/ DSOP