Canetinhas, lápis, borrachas, cola, régua, giz de cera, compasso, os mais diversos tipos de papeis… a lista de material escolar parece interminável! E sempre assusta os pais no começo do ano letivo. Não só pelo peso no orçamento familiar, mas também na mochila do filho.


Para economizar, é importante checar a lista e verificar que materiais podem ser reutilizados. Tesoura, lápis de cor, compasso, régua, entre outros, não estragam e podem ser reaproveitados de um ano para o outro. “É preciso fazer uma análise criteriosa do que a escola pede e do que sobrou dos anos anteriores. Em geral, as famílias já têm de 10% a 30% do que está na lista”, afirma o educador financeiro Reinaldo Domingos. Já com relação à mochila, vale ponderar para não colocar coisas demais: para a Educação Infantil, apenas uma troca de roupa extra e um agasalho é suficiente. Para os maiores, o material do dia.

Veja algumas dicas sobre como se organizar nesse começo de ano letivo:

– Tente fazer as compras em conjunto com outros pais, já que comprar em grandes quantidades dá mais poder de barganha.

– Faça tabelas e pesquise preços antes de ir às compras.

– Tire uma tarde para colocar etiquetas em todo o material com a ajuda do seu filho.

– Arrume a mochila de seus filhos com a ajuda deles e fique atenta: o peso dela não deve ultrapassar 10% do peso da criança.

Fonte:discoverykidsbrasil.uol.com.br/pais/artigos/como-arrumar-o-material-escolar/