Os alunos do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental do Colégio Elvira Brandão, localizado em São Paulo (SP), realizaram na sexta-feira, 29 de novembro, a Festa de Encerramento DSOP Educação Financeira, evento organizado pelos próprios estudantes.


Para realizar a festa, os alunos utilizaram os quatro pilares da Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar). “O sonho deles era realizar uma festa ao estilo balada, que é um encontro entre os alunos mais velhos, que acontece das 18h às 22h na escola. Ou seja, eles queriam uma festa à noite, com lanches e diversão”, explicou a diretora pedagógica do colégio, Maria Ester Ceccantini.

 

Dessa forma, as crianças pesquisaram, avalariam quais seriam os gastos, pouparam dinheiro e e realizaram o sonho. “Para tornar a Educação Financeira em algo mais concreto para elas, optamos por desenvolver este projeto ao longo do ano. Cada turma tinha um cofrinho, no qual elas guardavam o dinheiro e ficava aos cuidados da própria sala. As turmas fizeram uma votação e decidiram que o sonho seria uma festa com tudo o que têm direito”, apontou a diretora.

A Festa contou com atrações como: miniparque de diversão, video game, pizza, pipoca, cachorro quente, batata frita, algodão doce e gincanas. “O projeto mobilizou bastante as crianças. Elas conseguiram juntar quase R$ 2,8 mil para a festa. E elas contavam para todo mundo: ‘Vamos em uma festa no colégio que nós mesmos vamos pagar'”, disse Maria Ester.

 

De acordo com a diretora, o ano foi bastante produtivo na disciplina de Educação Financeira. “Nós ficamos muito felizes com o resultado. O trabalho nos dá a possibilidade de fincar os pés em nossa filosofia e pudemos mostrar aos alunos que é possível realizar um sonho, mas é necessário esforço”.

Os alunos que assistem às aulas aprovam as aulas e os aprendizados que a disciplina proporciona. “Gosto bastante, me ensinou a economizar para realizar os sonhos e acho muito legal. Eu já conquistei um sonho, que era um video game Xbox”, contou Felipe Aymoré, 9 anos, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental.

A aluna Beatriz Cipriani, do 3º ano do Ensino Fundamental, também desfruta da disciplina. “Eu gosto muito. Aprendi a poupar dinheiro e guardo em casa também. Já consegui comprar um boneco Furby com o dinheiro que guardei”, apontou a estudante de 8 anos.

Para mais informações sobre o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas, clique aqui.

Por Pablo Ribera/ DSOP