Foi realizada no último sábado, 7 de dezembro, a última aula do Curso de Extensão Universitária em Educação Financeira e Finanças Pessoais DSOP na Universidade Ibirapuera (UNIB). Vinte alunos receberam o Certificado de Conclusão de Curso e foram educados financeiramente.


Ministrado pelo professor e Educador Financeiro DSOP Roger Milan, o Curso contou com três aulas, uma por semana, com duração de quatro horas cada. O objetivo foi o de proporcionar um melhor conhecimento aos alunos com relação às suas vidas financeiras e apresentar a Metodologia DSOP. “O Curso foi sensacional, superou as expectativas. Nós conseguimos iniciar esse processo de disseminar a Educação Financeira nas universidades. Tivemos uma turma muito rica, muito seleta, que colaborou muito para o andamento do Curso e, ao final, todos demonstraram que já estão mudando suas vidas com relação à saúde e controle financeiros”, comemorou Milan.

Segundo o professor, este curso representa um marco para a DSOP. “A grande importância está em trazer a Educação Financeira para os jovens, que são um dos públicos mais endividados, que estão em situação de desequilíbrio financeiro. Então, a gente abraçou a causa de oferecer ao jovem a possibilidade de ter o controle de sua vida financeira e para que possa definir e realizar seus sonhos”, afirmou.

Os alunos elogiaram o Curso e demonstraram estar satisfeitos e felizes com o aprendizado. “Como a maioria dos brasileiro, estou com uma situação bem complicada financeiramente, então o meu objetivo em participar foi melhorar meu estado atual. Eu adorei o Curso, já estou praticando e, inclusive, passo o que aprendi para a minha família também”, destacou Rita Targino da Silva, aluna do 8º semestre de Administração. “Estou mais consciente de que devo gastar com responsabilidade, com certeza irei objetivar os meus sonhos e o que realmente desejo para mim. Recomendo, é uma boa opção para quem precisa sair do vermelho e quem deseja atingir seus sonhos”.

O aluno do 1º semestre de Administração, Joaquim Rodrigues Teixeira, concorda com Rita e crê que sua vida irá mudar a partir de agora. “Achei muito bom, vai me ajudar bastante a me educar financeiramente. Procurei para me educar, pois acredito que não temos uma disciplina com as nossas finanças. Aprendi a orientar melhor as minhas despesas e acho que a Educação Financeira vai me ajudar no equilíbrio e decisões e a me ajudar a ter foco em meus sonhos. Recomendo, com certeza”.

Já Antônio Machado de Andrade, professor da UNIB, já conhecia a DSOP, mas desejava se aprofundar mais sobre o tema e a Metodologia. “Eu decidi fazer o curso porque conheco a Metodologia DSOP desde 2008, aplico o livro Terapia Financeira para os alunos lerem e fazerem uma resenha, mas também tinha o desejo de saber, de fato, como utilizar a Metodologia. Recomendo este curso para todas as pessoas que querem mudar suas vidas financeiras. Agora sou uma pessoa educada financeiramente, consigo fazer o meu diagnóstico, fazer meu Apontamento de Despesas, fazer o meu planejamento de sonhos de curto, médio e longo prazos e agora já consigo poupar também”, destacou.

O apoio da UNIB neste trabalho foi essencial, de acordo com Milan, já que apostou no Curso e ofereceu aos alunos esta possibilidade. “Foi uma parceria sensacional, a gente conseguiu, de uma forma muito bonita, trazer pessoas e iniciar este trabalho. A Universidade acreditou na DSOP e creio que iniciamos um trabalho que irá se fortalecer em 2014, com mais cursos para que mais jovens venham se educar financeiramente e tenham sucesso em suas vidas”, finalizou o Educador Financeiro DSOP.

Por Pablo Ribera/ DSOP