Primeira instituição de ensino de Contagem (MG) a oferecer a disciplina de Educação Financeira, o Colégio Sócrates adotou no começo deste ano o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas.


De acordo com o diretor do Colégio, Winder Almeida de Souza, a decisão em adotar a disciplina veio por conta da necessidade que a comunidade tem. “Contagem é uma cidade industrial, então precisamos levar às crianças esse empreendedorismo, esse controle e visão financeira. Isso faz parte da educação. Vemos famílias se destruindo porque não tiveram Educação Financeira”, apontou.

 

A novidade atraiu bastante os alunos e, segundo a diretora do Colégio, Carla Aparecida Fonseca Souza, eles já entendem o conceito. “Está sendo encantador. Vemos que os alunos já estão revendo a questão dos valores, mesmo que seja de uma bala. Em duas aulas eles já começaram a entender”, exaltou a diretora. “E os alunos já sentiram que precisam levar os ensinamentos para a família. Inclusive, os pais já assistiram uma palestra do Anderson Gonçalves (Educador Financeiro DSOP) e ficaram encantados com a Metodologia”.

Entre as professoras, a adoção do Programa também já é um sucesso. “A única coisa que elas reclamaram foi que demoramos para implantar a disciplina. Elas foram capacitadas e eu mesma aprendi para poder ajudá-las e motivá-las também. Elas já começaram a ter consciência com os gastos”, comemorou Carla.

 

O presidente da DSOP, educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos visitou a escola, acompanhado do Educador Financeiro DSOP Anderson Gonçalves, e disse estar feliz pelo importante passo que o Colégio Sócrates deu. “Não há lugar melhor para educar financeiramente uma criança do que uma escola. Temos que mostrar às nossas crianças que o dinheiro é um grande aliado e que ajudará a realizar sonhos”, afirmou.

A diretora Carla recomenda às escolas que adotem a disciplina de Educação Financeira e acredita que estes ensinamentos podem ajudar as novas gerações. “É muito importante que as escolas tenham essa visão, já que o futuro está nas mãos destas crianças. A Educação Financeira complementa as outras disciplinas”, finalizou.

O Colégio Sócrates oferece a Educação Financeira aos alunos do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I. Para mais informações sobre o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas, clique aqui.

Por Pablo Ribera/ DSOP