Adotante do Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas desde o início de 2013, o Colégio Bela Vista, localizado em São Paulo (SP), desenvolveu projetos para realizações de sonhos dos alunos que assistem às aulas da disciplina.


 

De acordo com a diretora do Colégio, Vilma Candida do Nascimento Farias, a ação foi um sucesso, já que todos se empenharam em prol da realização dos sonhos. “Quando se iniciou o projeto de Educação Financeira no colégio, eu fiquei encantada com o envolvimento de toda a comunidade escolar. Todos sonharam juntos, economizaram e promoveram eventos, como a venda de brinquedos, jogos usados, leilão de quadros confeccionados pelos alunos, bolos e doces”, exaltou Vilma. “No dia da realização do sonho de cada classe, os alunos, os professores e, principalmente, os familiares demonstravam orgulho, pois o sonho era concretizado com o esforço do grupo. Com o referido projeto, a escola ficou mais dinâmica e fortaleceu ainda mais a parceria Escola/Família”.

 

Todas as turmas que assistem às aulas definiram e realizaram seus sonhos coletivos, com o acompanhamento das professoras. “Os alunos participaram com muito entusiasmo e pouparam cada moedinha para que seu sonho fosse realizado. O projeto ensinou aos alunos que, para conseguir o que desejamos, precisamos planejar, poupar e ir de encontro ao nosso sonho”, explicou a professora do 1º ano do Ensino Fundamental I, Lázara de Freitas de Proença. “As crianças trouxeram vários jogos para venderem no mini shopping e arrecadarem mais dinheiro para a realização do sonho. Elas aprenderam o sistema monetário, reconhecendo os valores das cédulas, uso do cartão de crédito, débito, prestações, cheque e troco”.

 

A professora do 2º ano, Carolina Azevedo Di Monaco, contou que os alunos ficaram bastante entusiasmados ao participarem do projeto. “Eles gostaram de receber o cofrinho fornecido pelo colégio e se dispuseram a diminuir os gastos com o intuito de encher o cofre. Realizamos um mini shopping onde os alunos trouxeram gibis, livros e doces para venda, como forma de arrecadar mais dinheiro visando a concretização do sonho. Durante todo esse processo, as crianças mostraram-se muito participativas, sempre acompanhando o valor adquirido pelo grupo e querendo saber quanto já haviam poupado ao todo”, destacou.

Ambas as turmas realizaram o mesmo sonho: visitar o Zoológico de São Paulo. Para isso, os alunos se empenharam bastante, por meio de um mini shopping para a venda de produtos diversos. “Gostei muito, foi divertido e aprendi a poupar para realizar o nosso sonho. Aprendi a somar as quantias de dinheiro e perceber se havia necessidade de troco”, disse Olga Castro Turim, 6 anos, aluna do 1º ano.

 

A colega dela, Julianna Felício de Lima, 7 anos, aprendeu a utilizar melhor o dinheiro. “Realizarmos o sonho da sala. Eu poupei bastante, tudo que sobrava de moedas eu colocava no cofre. Aprendi a não gastar muito sem necessidade e a dividir, somar e usar o dinheiro”, afirmou. “Achei bom porque poupamos para realizar o nosso sonho. Aprendi a dar troco, mexer com dinheiro e comprar coisas”, completou Mateus Loscher Barreiros, 6 anos.

 

A turma do 2º ano também ficou bastante contente com o resultado do projeto. “Foi como se eu estivesse vendendo livros em uma livraria. É mágico”, disse Ananda de Souza Abreu Pastore, 8 anos. “Aprendi que poupar é importante para sonhos pagos e não para isto, para muitas coisas mais, como ir ao zoológico, comprar um brinquedo caro ou uma coisa valiosa, mas há algumas coisas que nada (nem mesmo dinheiro) compra. Como ter um marido, ter olhos, ter pai ou mãe, ou outras pessoas da família, etc.”.

 

Manuella Candida do Nascimento, 7 anos, e Gabriela Gomes Pereira Araújo, 8, aprenderam lições valiosas com o projeto. “Foi muito divertido porque aprendi a poupar e não gastar muito. Aprendi a não gastar dinheiro à toa”, apontou Manuella. “Foi muito interessante para mim. Eu espero que este projeto continue. Aprendi que devemos poupar para realizar um sonho e de pouquinho em pouquinho a gente consegue”, completou Gabriela.

O Colégio Bela Vista oferece a disciplina de Educação Financeira para os alunos do Ensino Infantil até o 5º ano do Fundamental I.

Por Pablo Ribera/ DSOP