Com o objetivo de juntar um montante para a realização de sonhos coletivos, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Rocha Cardoso, Zona Norte de São Paulo, realizaram um leilão no sábado, 11 de outubro.

Intitulado “Leilão Conquistando Sonhos”, o evento consistiu na venda de quadros, caixas, almofadas, bijouterias e uma colcha, sendo que todas as peças foram produzidas pelos próprios alunos. “Nós pensamos neste projeto para que eles possam realizar o sonho coletivo da turma, que é ir ao Mc Donalds e realizar uma festa na escola”, explicou a professora Rose Gonçalves.

Com a venda dos produtos, os alunos arrecadaram mais de R$ 400, o que foi considerado um sucesso. “A ideia foi que eles mesmos fizessem os produtos e o envolvimento foi total, todos participaram, deram ideias e se doaram. Acredito que foi bastante produtivo”, comemorou Rose.

A coordenadora pedagógica do colégio, Juscinete Santos, afirma que, apesar de recente, a implantação do Programa DSOP de Educação Financeira na escola já traz bons resultados. “Nós notamos a mudança de comportamento dos alunos. Eles antes gastavam o que tinham sem pensar e, hoje em dia, juntam o dinheiro que tem e não gastam com coisas supérfluas”, apontou.

Os pais e os alunos do colégio aprovam a disciplina e já demonstram mudanças com relação ao uso do dinheiro. “Eu acho as aulas muito boas. Aprendi a sonhar e a como gastar o dinheiro. Já realizei um sonho, que foi comprar roupas, e já juntei R$ 100 em moedas para aplicar na poupança”, contou a aluna Camila Caetano Jordão Alves, de 8 anos. “Eu creio que é muito bom que eles tenham estes ensinamentos, que tenham noção dos valores. Vejo que a Camila agora guarda as moedas que tem em um cofre, fala para comprar produtos mais baratos, então ela já demonstra ter mais consciência com relação aos gastos”, disse Kariany Caetano, mãe da Camila e assistente de produção.

Beatriz Lima Resende, aluna de 7 anos, também já definiu seu sonho: uma boneca. “Eu gosto das aulas, aprendo a ver os preços, a guardar dinheiro e economizar. Agora estou juntando para realizar o meu sonho”. A mãe dela, a lojista Ana Maria Lima Paula, acredita que os ensinamentos são importantes para o futuro. “É muito bom que ela tenha essa oportunidade de se conscientizar com relação ao dinheiro. Ela já entende sobre o assunto, guarda as moedas e procura produtos mais em conta”.

Já Lucas Veríssimo Rocha, 8 anos, pensa primeiro em ajudar a família. “Eu guardo o meu dinheiro no cofrinho para ajudar meus pais quando eles precisarem. Gosto muito das aulas, agora sei sobre os preços dos produtos, não gasto tudo que tenho e poupo o meu dinheiro”, explicou. Os pais dele, os empresários Eduardo Pires e Vanda Veríssimo, aprovam o aprendizado dele. “Ele tem aprendido a gastar com consciência e isso é notório”, comentou Vanda. “E ele é muito espero, tem espírito de liderança e, com essas aulas, ele agora guarda dinheiro, o que é muito importante”, completou Pires.

As colegas Manuela Alice e Sara Gouveia Luiz, ambas de 7 anos, demonstram empolgação com a disciplina. “Eu gosto muito, agora eu economizo dinheiro e guardo em um cofrinho para, no futuro, viajar pra Disney”, disse Manuela. “Acho muito legal, aprendi a orçar e a poupar e já realizei um sonho: comprei uma moto da Monster High. Agora estou guardando para comprar um skate”, contou Sara.

E o aluno de 7 anos Estevão Pola já tem até prazo para realizar seu sonho. “Eu guardo dinheiro para comprar um video game X-Box no meu aniversário. Estou economizando para isso”, afirmou.

O Colégio Rocha Cardoso é adotante do Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas desde janeiro de 2014 e oferece a disciplina para os alunos do Ensino Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Por Pablo Ribera/ DSOP