A escola do Benjamim adotou desde o início desse ano a Educação Financeira no currículo do Maternal 3. O material didático utilizado faz parte da “Coleção DSOP de Educação Financeira”, do escritor, educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos e publicado pela Editora DSOP.

Confesso que fiquei curiosa em como seria aplicado na prática e no dia a dia do Benjamim os ensinamentos de educação financeira. E os resultados me surpreenderam: priorizar uma escolha, poupar, ter disciplina para esperar o prazo estipulado e concretizar o sonho. A atividade consistiu em confeccionar um cofrinho e cada criança escolheu o que iria comprar. O envolvimento da família foi fundamental, tanto para abastecer o cofrinho pouco a pouco quanto para não abri-lo antes do prazo estabelecido.

Foram exatos 05 meses de espera até a chegada do mês de outubro. Assim, depois de pesquisarmos juntos para saber onde encontrávamos o melhor preço, levei Ben e seu cofrinho recheado de moedas até a loja escolhida para comprarmos o tão sonhado Max Steel verde (já foi o vermelho, o laranja, o azul, mas decidiu-se pelo verde).

 

Quero ressaltar que a escola, tão importante na formação das crianças quanto na transmissão do conhecimento sistematizado, foi essencial nesse processo. A metodologia utilizada é reconhecidamente bem mais interessante: desenvolver projetos estimula, motiva e facilita o aprendizado.

O melhor de tudo é que o cofrinho continuará existindo lá em casa, para realizar outros sonhos, outros desejos…

Fonte: //itbabies.net/2014/10/06/sonhar-a-longo-prazo-educacao-financeira/