Não há dúvida de que as crianças e os jovens de hoje são o futuro da nação. Sendo assim, o investimento em Educação é a única saída para se formar uma nova geração de pessoas mais equilibradas e conscientes, e a educação financeira tem um papel importante nessa empreitada.


No entanto, para que se garanta a eficácia desse processo, é preciso que já as crianças tenham contato com o assunto, inserindo uma nova disciplina na grade curricular das escolas públicas e privadas de todo o país – do Ensino Infantil ao Médio: a Educação Financeira, sendo uma matéria transversal, ou seja, que converse com outras.

O motivo para o tema ser abordado em colégios é simples: lá, é possível atingir alunos, professores, funcionários, famílias e toda a comunidade ao redor, além de ser um ambiente de aprendizado constante. Então, o primeiro passo para tornar isso realidade é oferecer capacitação pedagógica aos professores, habilitar as escolas para inserirem uma nova disciplina e explicar o programa aos pais por meio de palestras.

É de extrema importância envolver os pais nessa questão, pois eles são exemplo para os pequenos e os responsáveis por dar continuidade à aprendizagem fora da escola. E a capacitação dos educadores se dá por questões óbvias: se eles não se educarem financeiramente, como poderão ensinar seus alunos com segurança?

Para a escola, por sua vez, além de ser um diferencial, ela estará se antecipando a projetos como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), implementada pelo governo federal, com base na proposta de ensino de instituições financeiras nacionais e do Banco Mundial; e a Lei 171/09, estabelece a obrigatoriedade da educação financeira em escolas públicas e privadas.

Com essa iniciativa, o objetivo é formar uma nova geração de pessoas, mais conscientes e sustentáveis financeiramente.

Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.

Fonte://www.segs.com.br/educacao/sobre-educa%C3%A7%C3%A3o/categ-educacao/17037-a-importancia-da-educacao-financeira-nas-escolas-por-reinaldo-domingos.html