A DSOP Educação Financeira organizou no sábado, 29 de novembro, o Workshop gratuito de Educação Financeira para Educadores, evento que visa apresentar o Programa DSOP de Educação Financeira para escolas interessadas em adotar a disciplina.

O evento, que consistiu em uma apresentação da diretora pedagógica da DSOP, Ana Rosa Vilches, busca mostrar a importância da Educação Financeira na formação de pessoas mais sustentáveis financeiramente, apontar os quatro pilares da Metodologia DSOP e apresentar o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas, adotada por aproximadamente 1.300 instituições de ensino em todo o Brasil.

“O Workshop é importante para que os representantes de escolas levem o conhecimento da Metodologia e do Programa e consigam entender a grande importância da Educação Financeira na formação do indivíduo”, explicou Ana Rosa. “Para nós é importante para abrir novos leques e novos interessados, já que os educadores levam não só para as escolas que trabalham, mas também para escolas da comunidade em que vivem e alguns, inclusive, se interessam em se formar educadores financeiros”.

Os participantes do evento aprovaram o Workshop e acreditam que a Educação Financeira é necessária nas escolas. “O Workshop é maravilhoso, foi muito bom ter vindo. Acho que é fundamental, a Metodologia é muito importante e creio que serve para ampliar a aprendizagem em outras disciplinas, já que a Educação Financeira é de interesse de todos”, disse Luzinete de Oliveira Mendonça, professora de Matemática.

Rosana Aparecida Ferreira, professora universitária, já conhece a Metodologia DSOP, mas o Workshop agregou mais conhecimento. “Achei excelente, foi uma confirmação do que já conhecia, por meio dos livros do Reinaldo Domingos. Naquela época mudou a minha vida e hoje abriu novos horizontes também. Creio que a Educação Financeira é a base para tudo. Recomendo, acho que todos deveriam fazer”.

A professora de História Tomie de Rosa acredita que estes ensinamentos são importantes para a formação dos alunos. “Creio que é ótimo para ser aplicado nas escolas, para todas as turmas, e a Educação Financeira faz muita falta para os alunos. As crianças são muito influenciadas a consumir mais, o que gera o endividamento e problemas maiores. Porém, com a Educação Financeira, isso pode ser minimizado. Recomendo, todos os educadores deveriam fazer, inclusive os gestores”.

Já Marcia Fleury, professora de Matemática, trabalha com este tema e, por meio do Workshop, agora conta com uma base para passar o conhecimento que possui. “Achei muito interessante, agregou novas informações necessárias para utilizar com os alunos. A disciplina é de grande importância. Já trabalhei com este tema e vi a necessidade de cada vez mais o aluno estar preparado para isso. Acho muito interessante que todos os educadores, independente da disciplina, participem”, finalizou.

 

Por Pablo Ribera / DSOP