educacao-financeira-criancas-escolas

O educador e terapeuta financeira, Reinaldo Domingos, em entrevista ao Notícia da Manhã desta quarta-feira (04), explicou a importância da educação financeira desde a infância. Para ele, a Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) de Educação Financeira, na qual é especialista, ajuda as crianças a construir hábitos corretos.

“A educação financeira ainda na infância ajuda a construir hábitos corretos. Isso é uma ciência humana, não exatas. A matemática a gente aprende e são ferramentas importantes, mas, efetivamente, a educação financeira é uma ciência humana que mexe com hábitos e costumes; leva diretamente você para o comportamento. Se você tiver um comportamento poupador desde cedo você cria essa cultura e será um poupador. Agora, se você cria elementos de consumista, que é o que a maior parte das famílias brasileiras têm, é um problema; se você cria esses elementos levará para fase adulta, e vai gastar mais do que ganha”, explicou o educador.

Ele alerta ainda que, neste momento, é fundamental a educação financeira devido a instabilidade econômica e política pelo qual o país passa.

Sobre a metodologia, Reinaldo acrescenta que “poupar é uma consequência das atitudes do dia a dia” e diagnosticar é “estabelecer prioridades e, principalmente, saber o que você quer como propósito de vida, sonhos e metas”. Além disso, defende que “toda a chave desse processo está no sonhar”.

Fonte: //cidadeverde.com/noticias/219045/educacao-financeira-ajuda-criancas-a-criar-habitos-de-poupanca-diz-especialista