Artigos

Como controlar o seu orçamento

Hoje, vou apresentar mais o quarto volume da Coleção Dinheiro Sem Segredo: “Como controlar o seu orçamento”, no qual mostro práticas diárias que devem ser incorporadas para a realização dos sonhos.

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, controlar o orçamento com o objetivo de alcançar um sonho não é encaixar ou fazer caber todas as despesas no valor mensal recebido e esperar um dinheiro extra para poupar.

Ter um orçamento sob controle também não significa registrar o que se ganha, subtrair o que se gasta e, se sobrar dinheiro, sair no lucro, caso contrário, sair no prejuízo. Pela quantidade de pessoas endividadas e inadimplentes, essa, com toda a certeza, não é a maneira adequada.

Por isso, alerto: é importante registrar o dinheiro que entra e que sai, fazendo um diagnóstico da vida financeira. É preciso priorizar os sonhos, pois, se não fizer isso, dificilmente serão realizados. É fundamental ter em mente que as boas escolhas financeiras são as que visam, acima de tudo, à verdadeira realização pessoal.

Sendo assim, apresento na obra o resultado que obtive durante a minha história, que é: a ordem dos fatores deve ser alterada. Você deve, então, registrar seus rendimentos, separar um valor mensal definido para a realização dos sonhos e, a partir do saldo restante, adequar seu padrão de vida e de consumo.

Dessa forma, o dinheiro para a conquista de seu sonho estará sempre reservado e protegido, além disso, ficará motivado para cortar gastos desnecessários e se adaptar a uma nova realidade de pessoa que investe verdadeiramente na conquista de seus desejos mais importantes.

Detalho também a diferença entre orçar e diagnosticar, como viver com seus rendimentos e adequar seu padrão de vida, além de buscar renovar sua capacidade de sonhar e colocar esses sonhos no papel, criando disciplina para isso. Assim, ficará muito mais fácil ter sua vida financeira sob controle.

Desejo aqui, novamente, um bom final de ano a todos e um excelente 2014, com muito mais realizações!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo