Educação
Tendência

Como ensinar seus filhos a poupar?

Por: Fernanda Melo

Todos nós sabemos que ensinar Educação Financeira desde a infância é algo fundamental para o futuro de qualquer pessoa.

A Educação Financeira desde a infância é algo que proporciona bem-estar financeiro, segurança e felicidade a longo prazo, já que essa pessoa terá recursos para realizar os seus sonhos.

É essencial discutir a importância de poupar com seus filhos, mas palestras não são o melhor método para ensiná-los hábitos de poupar eficazes. É muito mais interessante ajudar seus filhos a aprender por meio da experiência prática.

Portanto, separamos 6 orientações para ajudar seus filhos a se familiarizar com a Educação Financeira na infância

Quanto mais cedo você começar a ensinar seus filhos a poupar, mais tempo eles terão para desenvolver hábitos de Educação Financeira saudáveis.

Comece por pequenos hábitos

É melhor começar com metas pequenas de curto prazo e avançar para objetivos maiores de longo prazo.

  • Quando as crianças são pequenas, podem poupar para comprar bijuterias, brinquedos e presentes de Natal.
  • Quando eles chegarem ao ensino médio, você pode encorajar objetivos maiores, como atividades extracurriculares, presentes de aniversário e despesas de férias.
  • Quando seus filhos são adolescentes, é hora de se concentrar em sonhos de longo prazo, como poupar para um carro, eventos especiais como uma viagem de estudos ao exterior e, certamente, faculdade.

Mesada consciente 

Para poupar, seus filhos precisarão de recursos. Nesse momento a mesada é uma boa opção, assim como incentivar a trabalhar em empregos pequenos ou de meio período à medida que amadurecem.

Equilibrar gastos e economia

O maior desafio para poupar é equilibrar as necessidades e despesas atuais em relação aos sonhos de longo prazo. Atribuir a tarefa de administrar uma parte das despesas pessoais, em conjunto com a reserva estratégica, é uma das melhores lições que as crianças podem aprender, claro que com leveza e sabedoria por parte dos pais. 

Abra uma conta bancária

O famoso cofrinho funciona bem quando as crianças são pequenas, mas, seus filhos precisarão de uma conta bancária para alcançar objetivos de longo prazo. Recomendamos abrir uma conta bancária para seu filho com idade entre 10 e 12 anos.

Aprender com seus erros as vezes é necessário

Quando você dá autonomia para uma criança sobre suas finanças, podem ocorrer possíveis escolhas erradas e, isso é uma oportunidade de ensiná-los com esses erros.
Quando se trata de dinheiro, é melhor que seus filhos cometam erros quando são pequenos e os riscos financeiros são baixos.

Compartilhe como você faz a sua reserva estratégica 

Você é a maior referência na Educação Financeira e nos hábitos financeiros do seu filho. Dar bons exemplos e tentar falar abertamente sobre como você atinge seus próprios objetivos é essencial.

Quais dessas orientações você vai colocar em prática com o seu filho? Deixe aqui nos comentários!


Fernanda Melo
Social Media do time de Comunicação e Marketing DSOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo