Empreendedorismo
Tendência

Como manter o foco em um mundo cheio de distrações?

Por: Fernanda Melo

Muitas pessoas acreditam que nascemos com foco e aqueles que têm sucesso são simplesmente os sortudos. Mas se você perguntar a qualquer pessoa de sucesso, ela vai dizer que não nasceu com mais foco, mas sempre encontrou uma maneira de aproveitar e usar o que têm de maneira mais eficiente.

Separamos algumas maneiras de controlar sua determinação e manter o foco:

Programe seu dia na noite anterior 

Antes de dormir, tome algumas decisões básicas sobre o que vai fazer amanhã, como o que vestir, o que comer no almoço e o caminho que vai fazer até o trabalho. É mais fácil preparar um lanche saudável na noite anterior do que decidir o que comer na rua e acabar comendo aquele cachorro-quente em frente ao trabalho.

O mesmo se aplica quando se trata de gastar dinheiro. Decida um orçamento e cumpra.

Na noite anterior, tome a decisão de não ver as notificações dos seus e-mails ou acessar as redes sociais antes de concluir as tarefas mais importantes que precisam ser concluídas. Siga sua programação e, no final do dia, feche os olhos por alguns minutos e observe como você se sente bem por estar no comando do seu dia.

Faça coisas as coisas mais difíceis primeiro

As tarefas mais difíceis não ficarão mais fáceis, quanto mais nos preocuparmos com elas ou os adiarmos. Vá atrás do trabalho mais difícil imediatamente, enquanto você ainda está descansado e tem energia.

Algumas pesquisas mostraram que nossas mentes estão mais afiadas pela manhã e é quando devemos enfrentar as tarefas difíceis. Depois que elas estiverem fora do caminho, podemos relaxar e cuidar do trabalho mais rotineiro que não exige muito esforço mental, habilidade e energia.

Corte distrações e despiciendos de tempo

Emergências reais surgirão e temos que lidar com elas. A maioria das situações que surgem para nos distrair não são emergências e não exigem que respondamos imediatamente. Muitas dessas situações se resolverão sozinhas com o tempo.

Responder a essas solicitações imediatamente apenas vai te deixar mais propício a receber mais. Quando você não responde, você está enviando uma mensagem de que é uma pessoa focada, que está muito ocupada, com o tempo, será menos incomodada por questões simples e inúteis.

Regenere e mantenha sua energia 

Faça uma pausa rápida quando estiver trabalhando em algo, se sentir que sua energia está diminuindo. Faça uma caminhada rápida, corrida, alongamento ou faça algo que crie resultados para você dar uma breve respirada do trabalho e regenerar-se. Você vai voltar à sua tarefa com vigor renovado e um foco mental mais aguçado.

Em vez de fazer uma grande refeição no almoço, lanche com alimentos saudáveis, como frutas e vegetais frescos durante o dia. Beba muita água e inicie um programa regular de exercícios. Organize uma rotina para que você não tenha que pensar muito, e simplesmente faça.

Lembre-se constantemente do seus sonhos

Crie um quadro de visão, um filme mental ou algum sistema que sirva como um lembrete constante do que você está trabalhando. O “porquê” da meta é crucial, pois vai servir como um motivador.

Tenha uma visão clara dos seus sonhos e objetivos, reserve um tempo diariamente, mesmo que seja cinco minutos, para visualizar esse sonho. Quanto mais detalhes você visualizar, melhor.

A conexão emocional é extremamente importante, pois isso que vai te motivar a continuar avançando em direção ao seu sonho.



Conseguiu manter o foco nessa leitura? Deixe aqui nos comentários.



Fernanda Melo
Social Media do time de Comunicação e Marketing DSOP

2 Comentários

  1. Nossa, leitura deliciosa, eu amei. Super vai me ajudar! Tenho déficit de atenção e perco muitas horas do dia, acredito que a partir de hoje serei um profissional melhor! Conexão emocional foi uma frase impactante!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo