Artigos

Como quitar suas dívidas?

Hoje, quero falar com vocês sobre o primeiro volume da Coleção Dinheiro Sem Segredo (Editora DSOP): Como quitar suas dívidas.

A maior parte da população ainda não é educada financeira e, por isso, a obra se torna de grande valia, uma vez que estimula, por meio de linguagem franca e direta, a busca pela reestruturação financeira.

Esse tema é muito importante, pois o número de endividados no país é cada vez maior. Portanto, o primeiro passo é descobrir o tamanho do problema. Para isso, deve-se cair na real, admitindo que realmente se tem dívidas. A partir desse reconhecimento, é fundamental fazer um diagnóstico de sua vida financeira e descobrir o valor real de cada dívida.

Mas é importante, acima de tudo, saber que o sonho não acabou; isso é, mesmo com dívidas, ainda é importante estabelecer sonhos de curto, médio e longo prazos. No livro, apresento pontos importantes como a necessidade de repensar o seu orçamento mensal e criar uma estratégia para sair das dívidas. Outro aspecto essencial é aproveitar a possibilidade da portabilidade de crédito. Em alguns casos, a negativação do nome pode ser a melhor estratégia.

Chamo também a atenção para as armadilhas, como o limite do cheque especial e o cartão de crédito (que permite compras parceladas). Também é importante que se questione se você não é, na realidade, uma pessoa consumista. Não quero dizer que o dinheiro eletrônico não tenha suas vantagens, muito pelo contrário, só é preciso ter cautela e não desrespeitar o planejamento financeiro.

O mais importante é não se desesperar, caso esteja endividado, pois esse sentimento faz com que percamos o foco. Muitos já conseguiram reverter essa situação, aprendendo a respeitar o dinheiro e viver com os rendimentos que possuem.

Isso foi apenas um resumo, pois, no livro dou uma visão mais aprofundada sobre o tema, mostrando que realmente é possível mudar e sair do caminho do endividamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo