Como reduzir os impulsos de comprar

04/03/2022

O ano mudou e os velhos hábitos com relação ao uso do dinheiro também precisam ser mudados. Portanto, hoje, vou continuar a falar da Coleção Dinheiro Sem Segredo, abordando o tema do quinto volume: Como reduzir o impulso de comprar.


O ano mudou e os velhos hábitos com relação ao uso do dinheiro também precisam ser mudados. Portanto, hoje, vou continuar a falar da Coleção Dinheiro Sem Segredo, abordando o tema do quinto volume: Como reduzir o impulso de comprar.

É muito difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha ido a um shopping apenas para passear, pois está com pouco dinheiro, mas que, perante a um produto de uma vitrine que deseja, não resiste e fala a famosa frase: “Quer saber? Eu mereço!”. Cuidado, essa frase pode ser uma grande ameaça à sua vida financeira.Não estou aqui para questionar se merecem ou não comprar esses produtos; tenho certeza de que todos merecem o melhor. Também compreendo a necessidade de adquirir roupas bonitas, produtos de beleza e, até mesmo, acessórios para se destacar no mundo atual. Contudo, esses gastos devem ser feitos dentro dos planejamentos financeiros, senão, o merecer de hoje se tornará a necessidade de abdicar de outros sonhos amanhã.Assim, para resistir à tentação de uma peça da moda ou do sapato maravilhoso que serviu certinho no seu pé, é preciso visualizar que, pensar melhor agora, significará colher frutos maiores no futuro, quando você poderá falar o “eu mereço!” sem culpa e sem colocar em risco o seu equilíbrio financeiro.Tenha sempre em mente que uma compra impulsiva pode levar ao endividamento no cheque especial ou no cartão de crédito, situação que se tornará uma bola de neve e transformará sua vida financeira num verdadeiro pesadelo.Por isso, crie o costume de planejar, analisando seus gastos diários e estabelecendo os objetivos e sonhos que deseja atingir. Isso fará com que você tenha maior força de vontade na hora de resistir às tentações do consumo e possibilitará a você o início do costume de poupar.Veja algumas orientações:- Antes de comprar qualquer produto, analise se essa compra não afetará seus compromissos financeiros futuros;- Reflita se realmente necessita do produto nesse momento e o que ele irá agregar de valor à sua vida;- Pesquise, pois você poderá encontrar esse produto por um preço mais barato ou um similar mais em conta;-Se for possível, deixe a compra para outro dia. Isso fará com que você avalie melhor a real importância dessa compra.Caso não tenha condição financeira no momento, recomendo que nem mesmo entre na loja e que nunca experimente o produto na esperança que ele fique feio e que você desista. Ele, possivelmente, ficará maravilhoso e, daí, todo o seu planejamento foi pelo espaço.Sei que parece difícil, mas garanto: um pouco de sacrifício hoje pode garantir muitas alegrias amanhã. Tenham um ótimo 2014!

Você pode ler também