Artigos

Como se planejar para ter um carro?

Comprar um carro é o sonho de muitas pessoas, no entanto, em poucos meses, a realização acaba se transformando em verdadeiro pesadelo. E o motivo é simples: a população que já chegou à fase adulta não foi educada financeiramente quando criança e, por isso, não possui o hábito de se planejar.

A ansiedade em não mais precisar utilizar o transporte público, disfrutando de um maior comodismo, acaba fazendo com que o interessado em fazer essa importante aquisição não analise a fundo a situação e perca o controle dela. Digo isso porque a maioria considera apenas as parcelas do valor da compra como gasto mensal, esquecendo de outros aspectos.

É preciso colocar também no orçamento o custo de manutenção, combustível, seguro, IPVA, DPVAT, estacionamento, lavagens e eventuais multas. No final das contas, essas despesas podem representar até mais do que a própria parcela do financiamento. por grande parte dos custos de nosso orçamento. Para um carro de R$20 mil, o custo mensal – sem contar com o financiamento – fica em torno de R$600.

Falo mais sobre o assunto na Coleção Dinheiro Sem Segredo, composta por 12 livros, em especial no volume 7 “Como comprar com consciência”. Numa linguagem franca e direta, falo sobre a busca pela reestruturação financeira, por meio da execução de medidas práticas e de uma mudança comportamental, embasada na Metodologia DSOP de Educação Financeira.

Por isso, sempre aconselho a pensar bem antes de fazer qualquer compra, principalmente essas que envolvem um bem material e uma grande quantidade de dinheiro. Avalie sempre os prós e contras e pergunte-se se realmente precisa daquilo ou se está apenas satisfazendo um impulso consumista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo