Educação Financeira
Tendência

Como se preparar para as compras de final do ano?

Por: Fernanda Melo

Dezembro é um mês determinante em muitos aspectos, principalmente quando se trata de finanças pessoais. Embora seja uma época de despesas de presentes, festas, férias em família e jantares de Natal ou Reveillon, algumas pessoas contam com o valor extra do 13° salário e bonificações de fim de ano.  

Portanto, para que você possa aproveitar esta época como você merece, vamos compartilhar algumas orientações para preparar o seu orçamento. 

 Faça um orçamento especial

Neste período é mais provável que você tenha mais gastos e não gerencia-los corretamente, pode te levar a iniciar o ano com superendividamento.

O grande segredo neste momento é fazer um orçamento, analisando a sua real capacidade de pagamento. Além de que, separe uma porcentagem para a poupança e, assim, comece 2022 com uma reserva estratégica

Faça uma conta de suas dívidas

Nos próximos meses você precisará ter mais liquidez, pois sua renda contará com o valor extra do 13° salário, que vai te trazer maior liberdade para fazer compras ou adquirir itens que não estão em seu orçamento regular. 

Ou, você pode optar por fazer o levantamento das suas dívidas para quitá-las, de acordo com o valor ou a data de pagamento e, isto vai ajudar a eliminar aquelas com saldos mais baixos ou com taxas de juros mais elevadas. 

Aumente sua liquidez

Claro, esse período é favorável para que você tenha mais gastos fora do seu orçamento, logo, você tem duas opções: ter dinheiro para fazer suas compras de final de ano ou enfrentar outros pagamentos que surgem em janeiro, como mensalidades, uniformes, escola, seguro do veículo e despesas relacionadas. A boa notícia é que se você fez um orçamento especial e esta com sua reserva estratégica em dia, certamente, vai ter dinheiro para comprar o que precisar.

Ter sustentabilidade financeira é quando você atinge o equilíbrio entre receitas, despesas e tem um valor reservado para imprevistos. Sabemos que não é tão simples quanto parece, mas você tem alternativas à sua disposição, como uma mentoria ou terapia financeira para te ajudar nesta jornada.  

Clique aqui e saiba mais sobre a nossa Mentoria Online de Educação Financeira.

Qual é a sua opinião sobre esse conteúdo?
Deixe um comentário.

Fernanda Melo
Social Media do time de Comunicação e Marketing DSOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo