Empreendedorismo
Tendência

Conheça os benefícios da Educação Financeira para colaboradores

Por | Fernanda Melo

Você ainda tem dúvidas se realmente vale a pena implementar um programa de Educação Financeira para colaboradores? Pense de novo.

Melhorar a compreensão das finanças do seu colaborador tem vários benefícios para o seu negócio, confira:

Estresse reduzido

Existem algumas situações estressantes na vida dos brasileiros, e estar endividado recebendo várias ligações de cobranças, é uma delas. Mesmo quando os colaboradores podem cobrir seus compromissos atuais, eles podem ter estresse financeiro com os aumentos de preços, atualmente falamos sobre o índice IPCA que é responsável por calcular os reajustes dos preços.

Um programa de educação financeira no local de trabalho pode aliviar essa ansiedade. Provavelmente reduzirá o estresse no local de trabalho em geral, pessoas com sonhos e as ferramentas necessárias para alcançá-los, são mais focadas e produtivas, afinal, elas tem propósito no que se propõe a fazer. 

Maior foco e produtividade

A Educação Financeira ajuda os colaboradores a melhorarem sua situação pessoal. Como resultado, eles são mais capazes de se concentrar em seu trabalho e são mais propensos a estar em um bom estado de espírito, o que aumenta a produtividade.

Custos de saúde mais baixos

O estresse contínuo sobre os desafios financeiros pessoais tem um efeito negativo no estado mental e físico do colaborador. Eles podem lutar com dores e dores causadas por músculos tensos.

O aumento dos níveis de cortisol no corpo afeta o equilíbrio hormonal geral do corpo. Isso afeta vários sistemas, como regulação da fome, controle de açúcar no sangue, imunidade, sono e regulação do humor.

Menos faltas 

Quando os colaboradores são mais capazes de gerenciar seu estresse, eles devem naturalmente começar a se sentir mais saudáveis. Seus humores também devem se tornar mais equilibrados e positivos. As faltas devido a doença ou depressão vão diminuir.

Melhor retenção e fidelidade

Empresas com uma cultura diferenciada estão muito à frente de seus concorrentes e podem atrair os melhores talentos. A qualificação de colaboradores com habilidades para a vida que os ajudam fora do horário de trabalho mostra que você se importa.

Mais importante, os colaboradores sentiram um melhor senso de lealdade à empresa. Você os ajudou a melhorar sua situação financeira, eles vão querer retribuir.

Os colaboradores entenderão melhor o seu negócio

Trabalhar para uma empresa e possuir uma, são duas experiências muito diferentes. Um colaborador que recebe seu salário todo mês pode não entender o quanto sua produtividade é vital para a empresa.

Com uma compreensão básica de como as finanças funcionam, eles entenderão melhor seu papel no crescimento dos negócios. Eles perceberão que seu negócio vai melhorar o futuro financeiro deles também.


Quer conhecer o nosso programa de Educação Financeira para empresas? Clique no botão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo