Artigos

Construa a sua reserva financeira

Muitas pessoas se endividam, chegando até a ficar inadimplentes, pela simples falta de uma reserva financeira. Afinal, quem nunca passou pelos famosos “apuros” e “sufocos” financeiros?

Reserva financeira

Vejo que muitos vivem no piloto automático, tanto que nem param para observar sua rotina, especialmente a financeira. Ficam satisfeito apenas em receber o salário e pagar todas as contas, sem ao menos refletir sobre seus sonhos e objetivos de vida.

Saiba, você não precisa gastar 100% de seus ganhos e passar os meses no sufoco. É possível reter parte de sua renda para uma reserva financeira e, especialmente, para conquistar seus sonhos de curto, médio e longo prazo.

Isso vale tanto para quem recebe valores fixos todos os meses, quanto para aqueles cujo salário varia conforme as vendas e/ou a produção, sendo que neste último caso é muito importante criar reservas nos meses em que o ganho é maior para ter subsídios naqueles em que o ganho é menor.

A reserva tem importância fundamental no planejamento financeiro, pois possibilita ter foco para que os objetivos aconteçam mesmo que algo saia do programado. Para que você também possa construir a sua, listo abaixo algumas importantes atitudes:

  • Primeiro pare e olhe para você, quais são suas reais necessidades?
  • Diante disso, escreva o que pensa, sente e deseja, quem sabe aqui começa a visualizar seus verdadeiros sonhos;
  • Separe seus objetivos entre os de curto, médio e longo prazo, assim, fica mais fácil visualizar e se planejar para conquistar;
  • Em seguida, conheça seus números. Saiba exatamente como você gasta cada centavo que ganha;
  • Defina quais despesas irá reduzir ou eliminar para direcionar essas “economias” para os seus objetivos. Neste momento saberá o quanto realmente deseja conquistar os seus sonhos;
  • Agora verifique qual é o valor do seu padrão de vida, sua necessidade de recursos financeiros mensais;
  • Determine o valor que separará por mês para construir sua reserva. Comece com 10% do seu salário, assim em 10 meses, já terá o equivalente a reserva de um mês de trabalho;
  • Foque para que consiga atingir o objetivo antes do prazo estipulado, talvez em até metade dele.

Coloque em prática e viva uma nova realidade!

Participe do Curso DSOP de Educação Financeira e aprenda a lidar melhor com o dinheiro!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo