A Copa acabou, hora de colocar as finanças em ordem

04/03/2022

Copa do Mundo, férias escolares... Esses últimos meses foram um tanto quanto pesados, financeiramente falando. Reunir em casa amigos e familiares, ir a bares ou fazer viagens para assistir aos jogos, aumentam gastos com energia, alimentação, água, etc. Mas, agora, a Copa acabou e as férias também estão chegando ao fim, então, é hora de colocar as finanças em ordem.


Copa do Mundo, férias escolares… Esses últimos meses foram um tanto quanto pesados, financeiramente falando. Reunir em casa amigos e familiares, ir a bares ou fazer viagens para assistir aos jogos, aumentam gastos com energia, alimentação, água, etc. Mas, agora, a Copa acabou e as férias também estão chegando ao fim, então, é hora de colocar as finanças em ordem.

Sendo assim, como explico em meu livro Terapia Financeira (Editora DSOP), o primeiro passo deve ser um diagnóstico financeiro, ou seja, saber exatamente para onde está indo cada centavo do seu dinheiro, e, a partir daí, poder fazer os cortes necessários, afim de que o orçamento financeiro comece a se estabilizar e volte ao normal – ou caminhe para o correto.Então, o jeito é anotar todos os gastos – dos menores aos mais expressivos –, ao longo de um mês, separando-os em categorias – como açougue, combustível e restaurante, por exemplo; pode ser num caderno, numa planilha ou em aplicativos digitais, o importante é não deixar de relacioná-los. A partir daí, fica fácil identificar onde estão ocorrendo os excessos e traçar uma estratégia para mudar a situação.Fazendo isso, é possível ainda perceber que mesmo na rotina há despesas que podem – ou devem – ser diminuídas. Portanto, elaborei algumas orientações básicas e práticas para resolver de vez o problema:- Os gastos de energia elétrica são um dos que mais apresentam excessos. Basta pensar em quanto tempo usa o chuveiro e quantas vezes deixa as luzes ligadas ou a geladeira aberta. Sem contar o uso de televisão e de computador;- O uso de telefone também deve ser repensado, fazendo uma análise entre os valores do fixo e do celular. É preciso comparar o valor das tarifas sempre que possível. A opção deve ser pela menos custosa e não pela mais prática;- A reciclagem de produtos também deve ser priorizada. Os desperdícios nas casas são muitos, sendo possível reciclar desde alimentos até roupas e materiais escolares, sem perder a qualidade;- Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras e procure deixar as crianças em casa. Também tenha cuidado com as promoções; quantas vezes compramos o famoso “pague dois e leve três” e perdemos dois dos produtos;- Compare os preços quando for às compras. Seja em lojas, supermercados ou até restaurantes, é fundamental que se faça essa comparação, pois as variações são muitas. Evite produtos de ‘grife’;- Economize ao utilizar o veículo. Nem sempre se necessita fazer tudo de carro; andar pode ser saudável e econômico. Além disso, é importante manter o carro revisado para que imprevistos não estoure as finanças.

Você pode ler também