Notícias para você

Correria no fim do IPI reduzido: cuidados antes de comprar um carro novo

A redução no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que baixou os preços de carros e eletrodomésticos manteve o ritmo de consumo dos brasileiros no ano passado e ajudou o país a sair bem da crise econômica. Nesta semana, o incentivo chega ao fim e as concessionárias de veículos, principalmente, estão investindo pesado na divulgação da notícia, tentando atrair compradores na última hora. Para os afoitos, a recomendação é ter cuidado. Planejar-se financeiramente antes de adquirir um carro é fundamental.

“A compra consciente de um veículo só acontece se a pessoa tiver uma real idéia de sua situação financeira e se esse veículo não será o causador de futuras dívidas”. Isso quem afirma é Reinaldo Domingos, autor do livro Terapia Financeira. O escritor e educador adverte os consumidores em potencial para as despesas que a aquisição de um carro gera. “Combustível, manutenção, IPVA, licenciamento, seguro e possíveis multas”, enumera. Por isso, para adquirir um carro, o dinheiro de comprá-lo não é suficiente.

Para quem já tem dívidas, nada de se encantar com o preço baixo do carro dos sonhos. Domingos aconselha a, primeiro, quitar os débitos. Apenas depois disso, planejar para médio ou longo prazo, quando as finanças estiverem estabilizadas, a possível aquisição do bem, lembrando de evitar financiamentos longos. “Um custo a mais em seu orçamento mensal é praticamente assinar o certificado de falência financeira”, afirma o educador.

Os economicamente estáveis também precisam ter cuidado. O fato de ter as contas em dia pode passar a impressão de que há dinheiro sobrando e dá para comprar o tão desejado carro. Mas financiamentos e promoções podem aumentar bastante o preço do veículo. Além disso, o valor da parcela somado às despesas de manutenção pode, também, não se encaixar no orçamento pessoal do proprietário e gerar um descontrole em suas contas.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/correria-no-fim-do-ipi-reduzido-cuidados-antes-de-comprar-um-carro-novo/31400/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo