Vídeos
Tendência

Devo aumentar o limite do cartão de crédito

Sabemos que o cartão de crédito é um meio prático e traz muitas vantagens para o consumidor na hora da compra. Mas, sem dúvida, é preciso usá-lo de maneira inteligente para não acabar em uma dívida. Nesse sentido, será que aumentar o limite é uma boa ideia?

Por | Andréia Lima 

O limite do cartão de crédito é o valor estipulado pela empresa do cartão para que o consumidor possa gastar até o fechamento da fatura. Ou seja, é o valor total do crédito que você tem para efetuar as compras do mês. 

Porém, é preciso entender que o cartão de crédito é uma forma de pagamento que funciona como um empréstimo e por isso precisa ser usado com muito cuidado e planejamento.

Seu limite é pré-definido e possibilita gastar com bens e serviços sem precisar pagar na hora, assim como permite parcelar uma compra. 

Logo é preciso cuidado, pois se você não fizer o pagamento integral da sua fatura ou atrasar, serão cobrados juros e, no caso do cartão de crédito, eles podem ser bem altos.

Sendo assim, para manter o controle do seu cartão de crédito, é fundamental entender como funciona o limite oferecido pelas emissoras de cartões. 

O cartão de crédito foi considerado o grande vilão na vida dos consumidores no primeiro trimestre de 2022.

Um levantamento da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) apontou que, só este ano, a forma de pagamento foi responsável pelo endividamento de 72% dos moradores das duas maiores cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo.

Apesar de elevada, a taxa era ainda maior em 2021, quando chegou a alcançar 81%.

Pensando nisso, vamos descobrir mais detalhes sobre como aumentar o seu limite do cartão de crédito sem cair em armadilhas. 

Afinal, como funciona o limite do cartão de crédito?

O limite do cartão de crédito corresponde ao valor que você pode gastar com essa ferramenta, desde que esteja pagando a fatura mensal em dia.

Ou seja, é quanto a emissora do cartão entendeu, ao analisar seu consumo, que o limite pode ser emprestado para você.

A cada compra realizada, o limite diminui e, para liberar o limite total do cartão, é necessário pagar a fatura dentro do vencimento determinado.

Vale lembrar que como já mencionamos o limite funciona como um empréstimo e não como uma renda extra. 

Então, tenha muito claro de como funciona o limite do cartão de crédito e entenda que este dinheiro não é seu, assim, você evita o endividamento.

É importante deixar claro que os cartões com limite alto não significam necessariamente um problema. Na maioria das vezes, é uma possibilidade de melhorar o poder de compra e conseguir fazer uma compra parcelada.

Como  aumentar o limite do cartão

Antes de mais nada, você precisa saber exatamente qual o seu limite hoje. Para isso, consulte o aplicativo do seu banco ou instituição financeira, ou entre em contato com o serviço de atendimento. Assim, é possível controlar tudo de forma mais fácil. 

Não ter pendências financeiras pode te ajudar muito na hora de conseguir aumentar o limite do seu cartão, além disso, ajuda manter seu score alto.

Por isso priorize o pagamento em dia de todas as suas contas, não só a fatura dos cartões de crédito, pois todo o seu histórico financeiro é considerado.

Ter controle financeiro do seu dinheiro para não gastar acima do que ganha é essencial para conseguir cumprir essa orientação. 

E, para te ajudar nessa etapa, baixe grátis a planilha de orçamento mensal da DSOP. Desta forma você pode  inserir suas receitas e despesas, assim terá o controle de suas finanças mensalmente.

Outro ponto que pode te ajudar a aumentar o limite do cartão é ter uma alta movimentação financeira. Normalmente, esse pode ser um dos fatores que determinam se você pode ou não ter um cartão de crédito com limite alto.

A movimentação feita na sua conta corrente ajuda a entender o valor que circula por ela independente do seu salário. 

Neste caso, o extrato pode até servir de comprovante de renda, já que você pode ter outras atividades paralelas além do seu trabalho principal. 

Uma boa sugestão também seria optar por receber seu salário pelo banco emissor do seu cartão, isso pode aumentar suas opções de linhas de crédito.

Ao passo que, ao indicar o banco para receber o salário, normalmente já disponibilizam alguns cartões pré-aprovados e com um limite compatível com a sua renda mensal.Daí por diante, é só pagar as faturas em dia e, assim, seu limite vai aumentando.

Por fim, o importante é sempre analisar bem se seus recursos financeiros te possibilitam aumentar o limite do seu cartão de crédito sem interferir na sua saúde financeira.

Gostou desse tema? Confira, a seguir, um vídeo onde falamos mais detalhadamente sobre o tema.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo