Notícias para você

Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para iniciar educação financeira

O Dia das Crianças já está próximo e é nessa data que cresce o consumo de produtos infantis e, consequentemente, a necessidade de um dinheiro extra para esses gastos.

Mas o que fazer quando não se tem uma reserva de capital para a data?

Nesse tipo de situação sempre é fundamental manter a calma, evitando loucuras, e ter em mente que, mesmo sem um planejamento prévio, ainda é possível comprar presentes para os filhos e aproveitar a oportunidade para iniciar seu filho no caminho da educação financeira.
Assim, se a condição financeira da família estiver muito apertada, o ideal é ter uma conversa franca com as crianças, buscando mostrar a importância dela para a família e encontrando algo que ela deseja de presente e que esteja dentro da realidade financeira do momento. A conversa chamará a atenção da criança para que perceba que aquilo que ela viu em uma propaganda não é o que ela necessita no momento.

Uma boa dica para economizar é trocar o presente pela realização de um passeio. Esse momento que a família passa junto pode valer muito mais que um presente físico. A viagem ou passeio fica na memória, além de ajudar a melhorar a cultura e conhecimento da criança.
Reforço que, quem não planejou a compra de presentes para o Dia das Crianças deve comprar um presente de menor valor agora, se preparando para comprar algo que agrade mais a criança em seu aniversário ou no Natal.

Se a situação financeira não está tão complicada é interessante comprar um presente um pouco melhor; contudo, antes da aquisição do produto é necessária a realização de pesquisas de preços e uma análise das melhores formas de pagamento. Além disso, é fundamental analisar se o presente não trará custos extras para a família ou mesmo à criança.

A maioria das pessoas ainda não se atentou para a importância de saber negociar em nosso cotidiano e o Dia das Crianças é a chance de mostrar como fazer isso, levando seu filho para a compra, sempre com o presente e valor a ser gasto pré-definidos na cabeça dele.

Um último cuidado que os pais devem sempre tomar é direcionar a compra de presentes para datas especiais, como o Dia das Crianças, aniversário e Natal, evitando com isso que as crianças se tornem excessivamente consumistas, possibilitando uma reserva financeira maior para comprar presentes e reforçando a magia que cerca esses momentos.

Fonte: http://www.revistazn.com.br/modules/soapbox/article.php?articleID=65

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo