Dia das Crianças: ótima oportunidade de educar financeiramente a nova geração

04/03/2022

O Dia das Crianças está chegando. Alguns vão dizer que ainda falta um mês e está cedo para pensar nisso. Grande erro! Quanto antes se planejar para comprar os presentes das datas comemorativas, melhor, pois tem mais tempo de guardar dinheiro e pesquisar preços.


O Dia das Crianças está chegando. Alguns vão dizer que ainda falta um mês e está cedo para pensar nisso. Grande erro! Quanto antes se planejar para comprar os presentes das datas comemorativas, melhor, pois tem mais tempo de guardar dinheiro e pesquisar preços.

O mercado de brinquedos e games fica em alta e a concorrência é grande, o que é bom, já que quanto maior a variedade de lojas – físicas e virtuais –, mais chance de encontrar um valor melhor e conseguir descontos. Mas, se nem os pais, muitas vezes, pensam assim, como ensinar essa prática aos filhos?É preciso fazer dessa ocasião um momento de mudança de comportamento. Pais, procurem se informar e se educar financeiramente. Transmitir esse tipo de conhecimento às crianças é de extrema importância para formar uma sociedade futura mais consciente de seus atos.Uma ideia bacana é presentear os filhos com um livro sobre o assunto, com linguagem didática e lúdica, que mexa com a criatividade deles. Outro presente que estimula a prática de hábitos saudáveis com relação ao uso do dinheiro são os cofrinhos, assim como falo no meu livro O Menino, o dinheiro e os três cofrinhos, que faz parte da coleção O Menino e o dinheiro (Editora DSOP).Isso não impede de que se compre algo que a criança queira. Basta conversar com ela, explicar a situação financeira e negociar um presente que esteja na lista de desejos e, ao mesmo tempo, caiba no orçamento da família. Dê o exemplo dentro de casa, pois isso facilita o entendimento e reflete no comportamento dela no futuro.Aproveite também a data para ensinar outra coisa aos pequenos: a ter sonhos. Explique o quão importante é sonhar, mas que é preciso correr atrás para realizá-los, e, no caso dos materiais, significa saber exatamente quanto custam e quanto poderá poupar por mês.Compre três cofrinhos e peça para que eles relacionem três desejos: um de curto prazo (até um mês), outro de médio (até seis meses) e outro de longo prazo (até um ano). Transforme o momento numa brincadeira e faça com que eles desenhem os sonhos. Cole cada um em um porquinho e diga que, quando conseguirem o valor referente àquele sonhos, eles poderão abrir para comprar.Desejo a todos um feliz Dia das Crianças de muitas brincadeiras e momentos agradáveis, claro, sempre buscando praticar ao máximo a educação financeira!

Você pode ler também