Artigos

Dinheiro x carreira dos sonhos

A dúvida mais frequente na cabeça dos jovens – e até de alguns adultos – é se devem escolher uma profissão pelo retorno financeiro ou pela realização pessoal. Muitas vezes, não vão por sua vontade, mas sim por influência de pais e amigos, o que pode destruir o futuro deles.

Para quem passa por essa fase, aconselho a leitura do livro Escolha Certa – Como tomar a melhor decisão hoje para conquistar uma carreira de sucesso amanhã (Editora DSOP), do escritor Maurício Sampaio, que diz que conhece muitas pessoas confusas, com relação à escolha da profissão.

O autor conta que conhece gente que já passou por mais de quatro cursos superiores, montou o próprio negócio, fez e desfez sociedades e, ainda, continua atrás somente do dinheiro. Se você está na dúvida, pare e pense o motivo de isso acontecer.

Hoje, tavez, o jovem não consiga ter a real noção das consequências da sua decisão. Se optar apenas pelo dinheiro, mais pra frente, terá enormes chances de se tornar uma pessoa infeliz e não realizada profissionalmente. Agora, quem prefere seguir a carreira dos sonhos, tem maior probabilidade de ser bom no que faz, conquistando, consequentemente, o retorno financeiro desejado.

Não estou dizendo que o dinheiro não é importante, muito pelo contrário, até porque, como sempre digo, ele é o meio para conquistarmos nossos sonhos materiais e, claro, é o responsável por suprir nossas necessidades básicas. No entanto, de nada adianta ter o dinheiro e não ter o sonho, e, se o seu sonho for ser realizado profissionalmente, a ordem está alterada.

Pense nisso e, caso você tenha filhos que estão em dúvida quanto à profissão, procure clarear os pensamentos e não influenciá-los de acordo com as suas expectativas. Sobre esse assunto, recomendo outra obra de Sampaio, Influência Positiva, recém-lançada pela Editora DSOP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo