Educação Financeira
Tendência

DSOP fecha parceria com prefeitura de Casa Branca (SP) para levar Educação Financeira às escolas públicas da cidade

Nova parceria leva a Metodologia DSOP para a prefeitura de Casa Branca, cidade natal de seu mentor, o PhD. Reinaldo Domingos, com o objetivo de educar financeiramente mais de 1300 alunos da rede pública, impactando diretamente também a vida dos professores e familiares.

Por | Paulo Paquera

A DSOP Educação Financeira acaba de fechar parceria com a prefeitura de Casa Branca (SP) para levar o tema educação financeira para as escolas da rede pública da cidade.

A parceria representa um marco na história da DSOP, visto que o presidente e mentor da Metodologia DSOP,  Reinaldo Domingos, é natural de Casa Branca e pode, enfim, ver sua cidade natal levar este importante tema não só para os alunos, mas para toda a comunidade de lá.

O sucesso de todo processo de negociação passa pelas mãos firmes e objetivas de Ana Rosa Vilches, diretora de projetos especiais da DSOP, e de sua competente equipe, que trabalhou com afinco e seriedade para garantir o final feliz desta operação.

Ana Rosa explica que foi um momento bastante emocionante para ela e sua equipe. “A minha pergunta sempre era: por que ensinar todos os outros municípios e não ter na cidade natal, de onde saiu a metodologia? Foi uma satisfação tremenda. Uma emoção muito grande.”, diz a diretora.

Ela também conta como foi o processo de negociação com a prefeitura de Casa Branca. “Estamos neste processo há mais de sete anos e tudo deu certo graças aos gestores desta cidade, que entendem a importância desse tema nas escolas”.

Além de Ana Rosa e a equipe, não podemos deixar de exaltar a visão de futuro da Secretaria da Educação de Casa Branca, bem como seu prefeito, Sr. Mauro César de Paiva Aga, que plantaram a semente da Educação Financeira para colher frutos sustentáveis com o passar dos anos.

A cidade de Casa Branca

Casa Branca é uma cidade do interior paulista, localizada a 415 km da capital, possuindo pouco mais de 30 mil habitantes, espalhados por cerca de 864 km² de extensão.

Fundada no ano de 1814, a “Capital Estadual da Jabuticaba”, como é conhecida, foi, curiosamente, uma das primeiras cidades brasileiras a receber luz elétrica.

A diretora de projetos ainda destaca a importância e a expectativa daqui para frente. “Nossa expectativa é fazer o melhor. Sempre dissemos que essa é a cidade da Educação Financeira, tendo em vista que o mentor nasceu nela. E agora mais ainda, que levaremos o programa para as crianças, professores, famílias e depois para toda a comunidade”.

A importância da implementação da Educação Financeira para a prefeitura de Casa Branca

Ainda jovem, Domingos vivenciou a Metodologia DSOP na prática, sem ao menos saber do que se tratava. Claro, não poderia ter sido diferente, era apenas um menino.

Seu sonho era comprar uma bicicleta nova, mas seus pais não podiam dar a ele, já que tinham outras prioridades como alimentar os filhos e pagar as contas de casa.

Então, não se dando por satisfeito com suas condições, ele identificou o que precisaria fazer para realizar o que precisava:

Diagnosticar: trabalhou como ajudante de camelô para ganhar dinheiro, assim, sempre que recebia o pagamento, guardava grande parte e evitava gastar com coisas supérfluas, que o desviavam do seu objetivo.

Sonhar: sabendo do valor, o sonho ganhou ainda mais força, já que ele sabia o caminho que precisaria percorrer.

Orçar: sentou-se com seus cofrinhos e ponderou quanto ele precisaria guardar por mês e identificou em quanto tempo conseguiria o dinheiro para comprar à vista.

Poupar: depois de levantar todas essas informações, o pequeno Reinaldo manteve-se firme em seu planejamento, deixando de gastar e guardando todo dinheiro que recebia, até conseguir comprar sua bicicleta nova à vista e com descontos.

Agora você deve estar se perguntando o motivo de contar essa breve história no meio de um artigo informativo.

Bom, essa história real ilustra exatamente o potencial que a Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) possui no planejamento e realização de sonhos.

Não é uma questão de quanto se ganha por mês, mas sim, o que se faz com o que se ganha. Manter-se firme nos objetivos e assumir uma mentalidade vencedora é o que faz a diferença.

Quanto antes as crianças entenderem o que o dinheiro representa, mais cedo eles terão consciência para realizar, não apenas os sonhos delas, mas de toda a família, influenciando até mesmo no convívio em sociedade. É nisso que a prefeitura de Casa Branca está apostando.

E por isso, a DSOP dá os primeiros passos na capacitação dos professores e implementação do programa. 

“Estamos na etapa da implantação do programa nas escolas públicas, também algumas escolas privadas e queremos entrar nas empresas que lá estão, oferecendo programas de Educação Financeira”, comenta Ana Rosa.

O sonho de Reinaldo Domingos se torna realidade

Como dito anteriormente, Casa Branca é a cidade natal do presidente da DSOP Educação Financeira.

Depois de realizar seu primeiro sonho, comprando a bicicleta, ele entendeu que precisava estudar, lapidar e solidificar a Metodologia que mudaria sua vida.

Assim o fez. Mudou-se para a capital, conquistou sua independência financeira aos 37 anos de idade e, depois disso, dedicou sua vida a ensinar as pessoas sobre a disciplina que mudou sua vida: a Educação Financeira.

A missão da DSOP é disseminar a Educação Financeira no Brasil e no mundo, impactando diretamente a vida de milhares de pessoas, apresentando uma solução para cada problema financeiro.

Com base na história de Reinaldo Domingos, Ana Rosa explica sobre a importância de ensinar Educação financeira para as crianças.

“É muito simples, precisamos iniciar o quanto antes, já que estes alunos serão os multiplicadores dos conceitos e dos conhecimentos da Educação Financeira para seus amigos que não estão nessas escolas e seus familiares.”, finaliza. 

E como não poderia deixar de ser, inevitavelmente a Metodologia voltaria para casa. Assim, Reinaldo Domingos pode, enfim, ver sua cidade oferecendo este importante ensinamento para a comunidade escolar.E aí, o que achou dessa grande conquista da Educação Financeira? Foram dados mais alguns passos rumo a uma sociedade sustentável. Gostaria de um projeto desse na sua cidade? Saiba mais sobre o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo