ArtigosEducação Financeira

E você, tem educação financeira?

 

No Brasil, infelizmente, poucos têm educação financeira. Na infância, fase tão importante na construção do comportamento, não é ensinado como fazer o melhor uso do dinheiro. Nas escolas e em casa, poucos têm a oportunidade de aprender a poupar para realizar seus sonhos e, principalmente, de aprender a gastar menos do que se ganha.

As consequências disso, vemos nos noticiários todos os dias. Milhares e milhares de brasileiros endividados e inadimplentes, sem condições de honrarem suas dívidas. Gastar mais do que ganha tem a ver com matemática sim, mas diz respeito muito mais aos comportamentos, hábitos e costumes enraizados em nosso cotidiano.

É preciso que haja conscientização sobre os gastos por impulso, sobre a falta de reflexão antes de fazer qualquer compra, criando o hábito de pensar sobre a real necessidade de ter o produto ou serviço que está sendo ofertado. Muitos usam o cartão de crédito, por exemplo, de forma equivocada, pagando juros altos por atrasar o pagamento das parcelas.

Com a mudança comportamental, é possível não apenas consumir com tranquilidade financeira, mas também poupar mensalmente para a realização dos sonhos individuais e coletivos, aquilo que realmente importa para a pessoa ou família. Geralmente, para realizar sonhos é necessária uma quantia alta de dinheiro, por isso muitos desistem de conquistar aquilo que desejam.

Para mudar os hábitos, é preciso esforço e disciplina, assim como se faz quando deseja melhorar sua condição física, por exemplo. Neste caso, mudamos nossos hábitos para obter melhor saúde. Com o bolso, não é diferente. A mudança gera melhor saúde financeira e possibilita a conquista dos sonhos. Para tanto, é preciso se educar financeiramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo