Educação Financeira

Economizar diante da alta da inflação é necessário; veja maneiras práticas

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chega a 8,35% e volta a assustar brasileiros. Veja como economizar diante da inflação.

Os números oficiais mostraram que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,53% em junho, fazendo com que a inflação alcançasse o patamar de 8,35% em 12 meses e reforçando a importância de economizar diante a alta.

O percentual de inflação acumulada em 12 meses é o maior desde setembro de 2016 e preocupa bastante, sobretudo devido à crise que o país atravessa. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), Reinaldo Domingos, embora essa taxa seja elevada, não é real.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Infelizmente observo que para o dia a dia da população esse índice é muito maior, basta observar os preços dos alimentos e da energia elétrica, que foi o grande vilão desse índice, com alta de 1,95%, e que terá efeito cascata nos outros preços”, afirma.

No entanto, o presidente explica que, apesar do cenário ser preocupante, não chega a ser desesperador. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É hora de repensar nossos hábitos de consumo, principalmente em relação aos produtos que estão tendo aumento, lembrando que existem levantamentos que apontam que cerca de 20% do que as famílias gastam são excessos. Cortando-os, não só se adequará a essa realidade de aumentos como também poderá poupar para realizar mais sonhos”, explica.

A recomendação para quem está temeroso com o orçamento é fazer uma análise sobre sua vida financeira e organizar todas as receitas e gastos, desde os mais simples até os mais importantes. Dessa forma, será mais fácil cortar as despesas não essenciais.

Como economizar diante da alta da inflação?

O presidente da ABEFIN listou sete dicas de como economizar durante os aumentos dos preços. Confira, abaixo.

1 – Evite usar o carro

Nem sempre é necessário usar o carro ou transportes públicos. Caminhar, além de saudável, é econômico. Além disso, vale ressaltar que é importante manter as revisões do veículo em dia para que imprevistos não comprometam a segurança e o orçamento da sua família.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2 – Otimize as viagens

Outro ponto importante em relação ao transporte é otimizar as viagens. Procure realizar rodízios com amigos e colegas de trabalho.

3 – Minimize os gastos com energia elétrica

Os gastos com energia elétrica normalmente apresentam excessos. Para economizar, ligue o chuveiro apenas quando for se enxaguar, mantenha a geladeira fechada e as luzes desligadas.

4 – Negocie pontos como celular e internet

Se for necessário, busque a portabilidade. Rever os pontos de TV a cabo e streaming, que muitas vezes nem são usados, também é uma forma de economizar.

5- Priorize a reciclagem

A reciclagem de produtos deve ser priorizada. Em muitas casas o desperdício é elevado, sendo possível reciclar desde alimentos até materiais escolares e roupas, sem perder a qualidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

6 – Faça uma lista antes de ir ao supermercado

Antes de ir ao supermercado, faça uma lista para não comprar nenhum produto desnecessário e, se possível, não leve as crianças. 

7 – Compare os preços 

Seja em lojas físicas ou virtuais, restaurantes ou supermercados, é fundamental comparar os preços, pois as variações são muitas.

Quer continuar acompanhando dicas de como economizar diante da alta da inflação? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo