Educação

Educação Financeira #149: Como funciona o limite do cartão de crédito e cuidados para não perder o controle dos gastos

O limite define o valor máximo que o consumidor pode gastar até o fechamento da fatura do cartão. Mas usá-lo todos os meses pode levar ao descontrole financeiro – veja como funciona e dicas para fazer uso dele ao seu favor.

Recorrer ao cartão de crédito nada mais é que um empréstimo, com os juros mais altos do mercado. Mas, em meio à inflação alta e o desemprego recorde, muitos brasileiros estão recorrendo a esse meio de pagamento para conseguir comprar o que precisa.

Mas o cartão dá acesso ilimitado aos gastos? É aqui que entra o limite, que define o valor máximo que o consumidor pode gastar até o fechamento da fatura. Ou seja, é o total do crédito que ele tem pra fazer suas compras no mês.

E como esse limite de crédito é estabelecido? É possível pedir para aumentar o valor? Como funciona o limite nas compras parceladas? É indicado ter vários cartões de crédito com limites maiores que a renda? Que cuidados devem ser tomados para não deixar o orçamento sair do controle?

G1 esclarece essas e outras dúvidas neste podcast com a participação do educador financeiro Reinaldo Domingos.

Logo podcast Educação Financeira - matéria — Foto: Comunicação/Globo

Logo podcast Educação Financeira – matéria — Foto: Comunicação/Globohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O que são podcasts?

Podcasts são episódios de programas de áudio distribuídos pela internet e que podem ser apreciados em diversas plataformas — inclusive no G1, no GE.com e no Gshow, de modo gratuito.

Os conteúdos podem ser ouvidos sob demanda, ou seja, quando e como você quiser!

Geralmente, os podcasts costumam abordar um tema específico e de aprofundamento na tentativa de construir um público fiel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo