Educação
Tendência

Educação Financeira para crianças

Por: Fernanda Melo

É importante começar a ensinar as crianças sobre Educação Financeira desde cedo, antes que hábitos negativos se enraízem. Quando as crianças são pequenas, muitas situações oferecem oportunidades para moldar comportamentos positivos para lidar com o dinheiro. É aí que a Educação Financeira para crianças pode entrar em jogo.

Primeiro, toda criança nasce em uma situação única. O status socioeconômico da família faz a diferença em termos dos desafios que as crianças enfrentam. Aqueles de classe baixa provavelmente enfrentarão mais inseguranças financeiras. Aqueles de classe média provavelmente terão mais mobilidade ascendente.

Em qualquer caso, existe a esperança para as crianças adotarem hábitos financeiros positivos e, é nesse momento que entra a Educação Financeira.

Em segundo lugar, os comportamentos desenvolvidos na infância são os principais indicadores da futura segurança financeira de uma pessoa. O comportamento é moldado pelos pais, anúncios de TV, colegas e fatores ambientais (como área de residência, urbano vs. rural, recursos disponíveis, etc.). Os hábitos de dinheiro começam a se formar essencialmente no nascimento. As crianças absorvem informações como esponjas, e alguns dos comportamentos que adotam quando são jovens podem durar até a idade adulta. A qualquer momento durante a infância, os pais podem ensinar lições valiosas sobre dinheiro.

Terceiro, os filhos formam conexões emocionais com o dinheiro que podem indicar sua situação financeira e se estão dispostos a trabalhar para obter maior segurança financeira. Os sentimentos e atitudes de uma pessoa têm grande influência sobre sua confiança e competência para lidar com decisões financeiras.

Por fim, a falta de Educação Financeira nas escolas, pode ser extremamente prejudicial para o futuro das crianças. A maioria delas nunca receberá nenhuma instrução pedagógica sobre como lidar com dinheiro. Eles aprendem a maior parte de seus hábitos com os pais e colegas, muitos dos quais são negativos. E quando a Educação Financeira para crianças está disponível, os programas oferecidos são inferiores em termos de conteúdo e impacto comportamental.

E uma das grandes missões da DSOP Educação Financeira é disseminar Educação Financeira pelo Brasil e o mundo, começando pelas crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo