Artigos

Educação financeira x empreendedorismo

Segundo a Receita Federal, mais da metade dos microempreendedores estão na lista de inadimplentes do país. A causa desse problema, na maioria das vezes, é a falta de educação financeira por parte dos empresários, que não fazem distinção entre o orçamento financeiro pessoal e o de seu negócio.

As retiradas constantes, não respeitando o pró-labore, são reflexos da ausência de conhecimentos básicos de finanças. Comprovado por pesquisas, a maior parte da população – isso inclui os profissionais autônomos – não sobreviveriam muito além de um ano, caso não mais recebessem mais o seu ganho mensal. Se a pessoa não tem segurança em sua própria vida, como fará para a sua companhia ser autossustentável?

Compreendendo, então, que o desequilíbrio financeiro pessoal se manifesta de forma negativa na saúde financeira corporativa, para não fazer parte da estatística, é necessário buscar o máximo possível de informação sobre a área de mercado em que atua e saber administrar os bens, de forma a conquistar a sua independência financeira.

A chave da questão é educação; é admitir que os seus hábitos com relação ao uso do dinheiro estão errados e se esforçar para mudar o comportamento. O primeiro passo é fazer um diagnóstico da sua vida financeira, ou seja, saber exatamente quais são os ganhos e para onde vai cada centavo do seu dinheiro.

Depois, é preciso relacionar, no mínimo, três sonhos – de curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo prazos (acima de dez anos), sendo que um deles deve ser o de quitar as dívidas. Sendo assim, se faz necessário o ato de orçar, com a diferença de que os sonhos devem vir antes das despesas (Ganho – Sonhos – Despesas = Lucro ou Prejuízo).

Feito todos esses “ajustes”, o último passo, então, deve ser o de poupar para realizar os objetivos. Com a vida financeira pessoal equilibrada, o seu empreendimento, com toda a certeza, caminhará para o sucesso. Quer saber mais sobre o assunto? Recomendo a leitura do meu lançamento Papo Empreendedor, em coautoria com o professor Irani Cavagnoli, publicado pela Editora DSOP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo