Economia
Tendência

Empreender em criptomoedas: conheça os riscos

Apesar de ser um assunto relativamente recente, empreender em criptomoedas nunca esteve tão em alta nos últimos anos quanto agora. Mas será que realmente é uma boa para investir seu dinheiro? Acompanhe até o final e entenda.

Por | Paulo Paquera

Investir ou empreender em criptomoedas parece algo bom, à primeira vista, já que o ativo possui algumas particularidades, que as tornam aquém das regras econômicas e tributárias. Além de ter uma linha evolutiva em constante crescimento.

Considerando a cotação atual (17/06/2022), um único Bitcoin, por exemplo, está avaliado em R$ 107.071.

Ou seja, quem empreendeu em criptomoedas há alguns anos, hoje está colhendo os louros de uma valorização brutal.

Mas imagine que você possui uma boa reserva financeira e decide embarcar nesse mundo agora: será que ainda é um bom momento para investir e concentrar tanto dinheiro?

E se não investir e os valores continuarem nessa crescente?

É um questionamento válido, mas antes de decidir sobre investir ou empreender em criptomoedas, é importante saber exatamente o que elas são.

O que são criptomoedas?

É certo afirmar que as criptomoedas ganharam força no mercado financeiro e de investimentos ao passo em que a tecnologia avançou.

Elas são moedas digitais descentralizadas, ou seja, não são controladas por nenhum órgão ou país específico.

Elas são criadas em uma rede blockchain, que é responsável por armazenar informações com segurança.

As criptomoedas possuem um valor – como já vimos mais acima – e podem ser convertidas para moedas reais, como dólar ou real, o que quer dizer que pode ser utilizada para a troca por bens ou serviços, como dinheiro real.

Um assunto super atual é a criação do metaverso, onde o mundo digital ganha cada vez mais relevância e podemos traçar um paralelo com as criptos, já que são 100% digitais, existindo apenas na internet.

Portanto, não é possível guardá-las na conta corrente, corretoras comuns e, obviamente, em cofres, apenas em carteiras digitais chamadas de Exchanges.

Agora que se familiarizou sobre o produto em si, afinal, vale a pena investir ou empreender em criptomoedas?

+ Leia também: criptomoedas são o futuro?

Empreender em criptomoedas é bom ou não?

As criptomoedas são ativos realmente vantajosos, se considerarmos apenas sua valorização ao longo da história, mas será que são tudo flores?

É extremamente importante visar o lucro, mas não a qualquer preço – literalmente. Assim como outros investimentos, as criptos também tem seus riscos. Veja:

Bolha financeira

Os economistas suspeitam que as criptomoedas podem causar uma bolha financeira, já que sofreram uma grande valorização em pouco tempo.

Isso acontece quando existe muita especulação acerca de um investimento e os valores comercializados não condizem com a realidade do produto, que pode culminar em uma enorme desvalorização.

Proibição

As moedas digitais ainda são vistas com bastante desconfiança e não é incomum que sua utilização seja proibida. A China é o maior exemplo disso.

Dinheiro decodificado

Por ser uma moeda digital, as criptomoedas não têm um formato ou textura, sendo apenas códigos de programação.

Sendo assim, não é possível comprovar o seu valor, diferente do dinheiro que conhecemos hoje, que está ligado a uma economia legalizada.

Já a moeda digital é descentralizada, não possuindo ligação com nenhuma nação do mundo, sendo registrada apenas através do blockchain.

Volatilidade

A volatilidade está relacionada com a quantidade de vezes que o preço de um investimento oscila.

No caso das criptomoedas, é fácil perceber que se trata de uma aplicação que alterou os seus preços diversas vezes nos últimos anos, para mais ou para menos.

Empreender em criptomoedas x investir

Agora, com o conhecimento sobre as moedas digitais, sabendo suas vantagens e seus riscos, qual tal empreender em criptomoedas? Ou será que o correto é investir em criptomoedas?

Sabe qual a diferença entre empreender e investir? Dá uma olhada:

Empreender

De forma simples, empreender é quando você adquire algo e conta com um bom desempenho deste ativo para ganhar dinheiro.

Quando se compra ações na bolsa de valores, você está empreendendo, já que está adquirindo parte de uma empresa e os lucros (dividendos) são consequência direta dos resultados dessa empresa.

O mesmo vale para um imóvel, que você conta com o aluguel mensal, mas ainda assim deve contar com a desvalorização, ou possíveis avarias que serão de sua responsabilidade.

Então, como depende da aquisição de algo, podemos afirmar que você não investe e sim, empreende em criptos.  

Investir

Por outro lado, os investimentos são, pura e simplesmente, alocar seu dinheiro em fundos, como: Caderneta de Poupança, CDB, LCI e Tesouro Direto.

Neste caso o seu dinheiro não é utilizado para a compra de um título, mas é emprestado para as instituições financeiras, em troca de juros.

Certo é que, em ambas as situações, você está colocando seu dinheiro a risco, já que pode ganhar ou perder dinheiro nos dois cenários.

Então, o que achou do artigo de hoje? Já tinha conhecimento de como as moedas digitais funcionam?

Sabia da diferença entre empreender e investir?

+ Leia também: você possui investimentos? Saiba o quanto perdeu esse ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo