Educação Financeira
Tendência

Entenda como a educação financeira aumenta a produtividade na empresa e impacta nos resultados

Mesmo que possua as melhores e mais amplas políticas de recursos humanos, além de oferecer os mais variados benefícios, à produtividade na empresa independente disso.

Por | Paulo Paquera

Existe um ponto que é e sempre será mais relevante na motivação para a alta performance dos colaboradores: o dinheiro.

É inegável e não há como fugir da realidade de que um profissional com dificuldades financeiras será um trabalhador que ocasionará problemas para a empresa.

Desta forma, a área de recursos humanos possui um papel muito maior do que organizar entrevistas e coordenar contratações, sendo responsável diretamente pela produtividade na empresa.

O real motivo para queda de produtividade na empresa

O salário e os benefícios compõem o ganho total do colaborador, porém, a falta de orientação sobre a melhor forma de utilizar seus recursos pode causar problemas financeiros reais, afetando seu desempenho profissional.

Com o objetivo de mostrar a importância da educação financeira nas empresas, a Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN) divulgou uma pesquisa sobre a saúde financeira dos trabalhadores brasileiros.  

Segundo o levantamento, apenas 16% dos colaboradores entrevistados estão capacitados financeiramente, ou seja, conseguem pagar suas contas com a remuneração mensal, além de planejarem seus gastos com antecedência.

Entretanto, 84% dos entrevistados enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro, sofrem com excesso, prejuízos ou não entendem nada de finanças.

O resultado, é claro, são as dívidas: proporcionalmente, quanto maiores elas forem, menor será o poder de compra e rendimento dos colaboradores da equipe.

O impacto na produtividade na empresa

Dentre os problemas recorrentes que são gerados pela falta de conhecimento em relação a como gerir o dinheiro estão:

  • Queda no rendimento profissional, resultados e produtividade na empresa;
  • Atinge diretamente o ambiente interno e suas relações com os colegas de trabalho;
  • Aumenta os índices de absenteísmo e presenteísmo por causa de interesse e até doenças psicológicas, como depressão e ansiedade, por exemplo, causadas por instabilidade econômica;
  • Eleva o turnover na empresa, impactando nos custos com demissões e outros como treinamentos realizados, custos operacionais de contratação, etc.

Assim, os gestores das empresas devem pensar na questão financeira dos colaboradores, levando em consideração ações como plano de carreira, política salarial clara, oportunidades de crescimento, além, é claro, de educação financeira.

Como resolver a baixa produtividade na empresa?

Para isso, é preciso ter um programa estruturado, com o intuito de mostrar aos colaboradores como lidar melhor com seus ganhos, considerando e objetivando a mudança de comportamento.

A intenção está em motivar as corporações e seus funcionários para que possam ter uma nova relação com o dinheiro, alcançando a sustentabilidade e – porque não -, a independência financeira.

Com os aprendizados da Educação Financeira, os colaboradores ganham conhecimento para resolver todos os seus problemas pessoais, garantindo uma equipe de alta produtividade na empresa.

Veja os benefícios que a implementação de um programa de educação financeira traz para as organizações:

Empresa

  • Diminuição do absenteísmo e presenteísmo;
  • Redução de rotatividade;
  • Maior produtividade do capital humano;
  • Alívio da pressão financeira sobre o RH;
  • Contribuição positiva para o clima organizacional;
  • Diminuição e conscientização com relação aos gastos da empresa.

 Colaboradores

  • Equilíbrio e motivação profissional;
  • Redução do estresse no trabalho;
  • Melhor qualidade de vida;
  • Garantia de uma aposentadoria sustentável;
  • Melhor administração do salário;
  • Colaborador e família valorizam mais a realização de sonhos.

O que achou do artigo de hoje? Pertinente, não? Quantas vezes você, seus familiares ou amigos já se queixaram de problemas semelhantes a este?

O programa de Educação Financeira nas empresas da DSOP é um benefício que cuida tanto do colaborador, quanto dos interesses da organização. Conheça e apresente para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo