Economia
Tendência

Farmácia popular não é o único caminho para economizar no remédio! Conheça 5 formas de se fazer isso

Farmácia popular não é o único caminho para economizar no remédio, mas você sabe outra forma de realmente economizar dinheiro de forma sustentável? Hoje a Educação Financeira vai ensinar 5 maneiras de estar sempre um passo à frente dos aumentos.

Por | Paulo Paquera

O dia 1° de abril foi marcado pelo aumento dos medicamentos e, infelizmente, não se trata de nenhuma pegadinha do dia da mentira.

Os valores dos remédios de uso contínuo realmente sofreram reajuste de, em média, 10,89%, segundo divulgação da Câmara de Regularização do Mercado de Medicamentos (CMED).

As pessoas que possuem algum tipo de problema crônico, que não pode deixar de ser medicado, seja uma dor de cabeça frequente, seja por algo mais sério, terão que desembolsar um valor superior ao que, certamente, não estava nos planos.

Considerando os 10,89% sobre um medicamento simples, pode não parecer muito, mas para quem realmente necessita de doses maiores, de medicamentos específicos, esse reajuste será considerável no orçamento familiar.

O reajuste máximo autorizado ficou acima da inflação do ano anterior. Em 2021 o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 10,06%.

O Instituto Febrafar de Pesquisas e Educação Corporativa (IFEPEC), fez uma pesquisa em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Após entrevistar mais de 4.000 pessoas, constatou que a grande prioridade da população está em economizar dinheiro, já que, para mais de 79% dos entrevistados o preço é determinante na escolha do local onde irá comprar.

E por incrível que pareça, a farmácia popular não é o único caminho para economizar no remédio, existem algumas outras ações, ligadas ao comportamento que ajudam a reduzir os custos.

Dado o atual cenário, o que o consumidor recorrente de determinadas medicações deve fazer? Se planejar melhor com base em previsões do mercado? Pelo jeito, sim. Pensando nisso, elaboramos 5 ações que ajudarão a economizar dinheiro com remédio.

1-) Programa Farmácia Popular

Farmácia Popular não é o único caminho para economizar no remédio, já falamos sobre isso, no entanto, ainda é uma excelente opção para economizar dinheiro com medicamentos.

Muitas drogarias participam do programa público Farmácia Popular, que oferece medicamentos gratuitos de hipertensão, diabetes ou asma para pessoas que apresentem receita médica. Também são concedidos, através do programa, descontos de até 90%.

2-) Pesquise bem os preços

Pesquisar valores em diversas farmácias é essencial, já que os preços variam bastante de uma para outra, além de que algumas drogarias cobrem os valores da concorrência.

Também é importante ficar atento e pesquisar o mesmo medicamento em vários laboratórios, pois os custos são diferentes. Você vai se surpreender.

3-) Considere rótulos genéricos e similares

Geralmente, medicamentos genéricos ou similares são mais em conta do que os chamados “originais”.

Entretanto, é importante que no momento em que o médico fizer a prescrição, o paciente solicite que informe o princípio ativo em vez da marca, assim poderá diversificar o rótulo, conseguindo, certamente, um preço muito melhor pela mesma fórmula.

4-) Cadastre-se nas farmácias

Grande parte das farmácias têm programas de fidelidade com benefícios aos seus clientes. Quando for passar suas comprar no caixa e perguntarem “é cadastrado na rede X”, se não for, esse é o momento. E além disso, existem os programas dos próprios laboratórios.

É necessário se cadastrar, pois são aceitos em muitas farmácias, concedendo uma economia de até 70%.

5-) Compre com objetivo

Ao adentrar na loja, saiba exatamente o que está fazendo lá. Tenha uma lista do que realmente é necessário, evitando comprar por impulso. Acredite, é fácil se deixar levar.

O artigo de hoje foi feito para ajudar a economizar dinheiro, considerando que o aumento do salário não acompanha, infelizmente, os reajustes do dia a dia. Mande este artigo para seus amigos e familiares e faça a diferença na vida das pessoas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo