Hoje começa a VII Convenção DSOP 2015/2016 de Educação Financeira, em Recife. Até o dia 25 de julho, serão mais de 100 educadores financeiros de todo o Brasil reunidos em busca de aprimorar os conhecimentos em relação ao tema e disseminar esse importante conceito para o maior número de pessoas possíveis.

Nessa semana, ocorrerão palestras e oficinas que tratarão do tema educação financeira em suas mais variadas vertentes, seja para escolas, empresas, cooperativas ou pessoas físicas. Enfim, muitos dos rumos em relação à reeducação financeira da população brasileira serão discutidos nos próximos dias.

A Convenção ocorre em um importante momento brasileiro, no qual, além de uma forte crise econômica, se tem um crescente aumento do número de inadimplentes no país.

Em junho deste ano, 56,5 milhões de consumidores constavam em cadastros de devedores inadimplentes, o que representa em um aumento de 4,52%, na comparação com junho de 2014. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Assim, pode-se dizer que 39,8% da população brasileira entre 18 e 95 anos se encontra nessa situação.

“Os dados da inadimplência com certeza são reflexo da falta de conhecimento sobre educação financeira, o que faz com que as pessoas consumam compulsivamente, sem foco no que realmente importa, que são os sonhos materiais e não materias. Esse consumo leva a muitos outros problemas além do endividamento, como é o caso da depressão e, até mesmo, brigas familiares”, conta o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

O evento acontecerá no Hotel Jangadeiro e a escolha da cidade se deu muito por conta do papel de pioneira que Recife já possui em relação ao tema, possuindo unidade de serviços especializadas, como é o caso da Franquia DSOP de Educação Financeira.

Também é a primeira cidade brasileira que recebeu o programa “Sonhar, Planejar, Alcançar”, que visa a orientar as pessoas sobre a administração do seu dinheiro. Um projeto mundial da empresa nova-iorquina Sesame Workshop (Vila Sésamo), em parceria com a MetLife Foundation.

Sobre a DSOP Educação Financeira

A DSOP Educação Financeira é uma organização dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo, por meio da aplicação da Metodologia DSOP, criada pelo educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos.

Para atingir essa missão, a DSOP oferece uma série de produtos e serviços para pessoas, empresas e instituições de ensino, interessadas em ampliar e consolidar seus conhecimentos sobre Educação Financeira.

Criada em 2008, a DSOP Educação Financeira se firma dia após dia, como principal promotora de conhecimento sobreo tema no Brasil, destacando-se pelo amplo alcance de seus programas, os quais beneficiam a pessoa humana em todo o seu ciclo de vida: infância à idade adulta.

Atualmente, a DSOP dispõe de uma rede formada por mais de 200 educadores financeiros, 40 franquias em todo o Brasil e uma nos Estados Unidos (Flórida), que compartilham da missão de disseminar a educação financeira, romper com o ciclo de pessoas com desequilíbrio financeiro e construir novas gerações e famílias sustentáveis financeiramente.