Artigos

Manutenção preventiva pode evitar problemas e gerar economia

educacao-financeira-poupar-dinheiro

Eu não poderia escrever sobre “prevenção” sem lembrar que acabamos de passar pelo “Outubro Rosa” e pelo “Novembro Azul”, meses em que se reafirma a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata, respectivamente. Se a doença for descoberta no começo, o tratamento é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade.

Agora vamos trazer o conceito. No geral, a manutenção preventiva ou prevenção, diz respeito à correção de falhas em máquinas e equipamentos antes mesmo que elas aconteçam. Isso evita prejuízos e riscos de interrupção da produção; é toda a ação sistemática de controle e monitoramento. E o que a campanha prevê é exatamente que as pessoas façam o acompanhamento ano a ano, evitando danos maiores.

Você com certeza já ouviu a expressão “é melhor prevenir do que remediar”. Segundo um estudo feito pela Universidade de Tóquio, a higiene é um dos fatores que fazem os japoneses terem um título invejado pelo mundo inteiro: são o grupo humano que mais vive no planeta; em média, 86 anos de idade. Além da higiene, outro fator é o sistema de saúde, que é universal e se preocupa com a prevenção das doenças.

Todos os anos, os habitantes do Japão, japoneses ou estrangeiros, passam por uma rigorosa avaliação médica, que inclui medir a cintura. Homens com mais de 85 centímetros e mulheres com mais de 90 centímetros de circunferência na cintura são orientados a fazer dieta e exercícios. A medicina preventiva, além de aumentar a expectativa de vida, é econômica. Entre os países desenvolvidos, o Japão é o que tem o menor custo com saúde. E é nesse ponto que eu queria chegar.

É importante que façamos a prevenção e manutenção, em relação a tudo na vida, para evitar despesas muito maiores no futuro. Nos supermercados, de vez em quando, encontramos alguns colaboradores com uniformes escritos “prevenção de perdas”. De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as perdas nesses comércios chegaram a R$ 5,3 bilhões já em 2013. Este valor representa 2,5% do faturamento líquido anual do setor. Ou seja, tudo em nós e ao nosso redor funciona melhor quando há prevenção.

A ideia deste artigo é conscientizá-los e sensibilizá-los quanto aos cuidados na prevenção de gastos e manutenção que você pode adotar na sua vida, nas suas práticas, na sua empresa, em casa, em qualquer lugar, em qualquer situação, e que podem evitar grandes transtornos financeiros e desgastes físicos e emocionais. Até breve!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo