Investimentos
Tendência

Mitos e verdades sobre poupança

Por | Fernanda Melo

Ter uma reserva estratégica para imprevistos é essencial, muitas pessoas utilizam a poupança para essa finalidade, no entanto ainda existem muitos mitos que permeiam esse assunto.

E, para te ajudar a desvendar alguns deles, separamos algumas orientações, confira: 

A poupança é a única que tem a segurança garantida pelo FGC: mito!

Muitos apostam na poupança, acreditando ser a opção mais segura e vantajosa. Mas a verdade é que o mesmo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) que a torna segura também regula opções muito mais rentáveis, como é o caso do LCI, LCA e CDB.

  O saque faz perder o rendimento da poupança: verdade! 

Ao aderir à poupança, é necessário esperar pelo aniversário do depósito, que acontece uma vez no mês, para não perder o rendimento do saque.

 A poupança pode ser tão rentável quanto outras opções: mito! 

O rendimento da poupança é atrelado à taxa Selic. Por mais que suas variações possam aumentar os ganhos dos investidores, o histórico de seus índices aponta que essa não é a realidade. Há 3 anos, a taxa é menor que 8,5%. Isso representa retornos ínfimos, de apenas 0,38% ao mês.

É preciso ser especialista para investir além da poupança: mito

Para começar a investir em produtos com maior risco e consequentemente mais rentabilidade, de fato é preciso estudar e acompanhar as tendências do mercado, no entanto não é necessário ser especialista no assunto.


Deixe nos comentários, o que você acha da poupança?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo