Na luta para sair das dívidas

04/03/2022

Muitas delas usam o crédito para rolar uma dívida anterior, outras para consumir mais ou ainda, para complementar a renda até o fim do mês. Seja num caso ou noutro, num primeiro momento contraem nova dívida para pagar anteriores e no futuro próximo, têm como consequência a inadimplência e acabam negativadas, com o “nome sujo na praça”.


As famílias brasileiras na sua grande parte, nos últimos tempos têm sido seduzidas pela oferta fácil de crédito por parte dos bancos, administradoras de cartões de crédito e financeiras, incentivadas por uma política governamental que visa manter aquecida a economia do País.

Muitas delas usam o crédito para rolar uma dívida anterior, outras para consumir mais ou ainda, para complementar a renda até o fim do mês. Seja num caso ou noutro, num primeiro momento contraem nova dívida para pagar anteriores e no futuro próximo, têm como consequência a inadimplência e acabam negativadas, com o “nome sujo na praça”.Isso traz para dentro de casa um sério problema. Muitas famílias se desunem quando oproblema financeiro se instala no lar. Por outro lado, quando não destrói por inteiro a família, traz sérios problemas de relacionamento, brigas, desentendimentos, acusações mútuas, mágoas, etc.Tudo se dá porque até então as pessoas não foram educadas para lidarem com o dinheiro. Se houvesse educação financeira para nossas crianças desde cedo, estas cresceriam com conhecimento prático e saberiam usar o crédito como um aliado na realização de sonhos e não como um vilão da forma que hoje vivenciamos.Para nossa alegria, já existe remédio para esse mal instalado na sociedade. Há algumtempo temos o educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos, o qual levantou a bandeira da Educação Financeira como meio de orientar as famílias a saírem das dívidas e ainda realizarem todos os sonhos utilizando a organização financeira e priorizando os sonhos.Posso assegurar que a Metodologia DSOP funciona por ser baseada em comportamentos que devemos ter no dia a dia envolvendo questões financeiras práticas, e não somente com a adoção de planilhas de controles orçamentários sem um objetivo maior, que é o alcance dos SONHOS.

Você pode ler também